Diálogo Inclusivo do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
24 de outubro de 2017 - 20:40
No dia 10 de outubro, a UECE/FECLI realizou no Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira, o Diálogo Inclusivo, sob o tema Tecnologias e Metodologias Alternativas para a Educação Especial na perspectiva Inclusiva. O evento, com início às 18:30 e término às 21:30, foi organizado pelo Projeto de Extensão em Educação Especial do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – coordenado pela professora Môngolla Keyla Abreu e colaboradores.
O Diálogo Inclusivo foi iniciado com a apresentação de uma peça teatral em LIBRAS, A Branca de Neve e os Sete Anões, desenvolvida por alunos do Curso de LIBRAS de Iguatu, sob a coordenação do professor Wilderval Campos Mota. Em seguida teve início a composição da mesa de abertura dos Diálogos Inclusivos.
Compareceram ao evento por parte da direção da FECLI, a professora Lílian Palácio. Representando a coordenação do Projeto de Extensão em Educação Especial e dos Diálogos Inclusivos, a professora Môngolla Keyla Abreu. Por parte da CREDE 16, compareceu a Professora Diana Clementina de Oliveira. Compareceram por parte da representação da Assistência Social, Educação Inclusiva e Coordenação do Atendimento Educacional Especializado do Município de Iguatu, respectivamente, Willyana de Lima Antero, Profa. Lucia Elias Silva de Matos e Profa. Euda Marques da Silva.
Durante o evento, o público teve a oportunidade de ouvir e interagir com o grupo de profissionais integrantes da roda de conversa: Prof. José Douglas de Abreu, professor da Escola de Ensino Médio Antônio Albuquerque, Elizon Vieira de Oliveira, ex-aluno da FECLI e servidor público do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, e a professora Joana Dar’c de Oliveira, professora do Curso de Licenciatura em Matemática da FECLI.
Contamos com a colaboração dos intérpretes do Curso de LIBRAS de Iguatu, com os participantes do Projeto de Extensão LETRAA da FECLI, estes desenvolveram atividades de áudio-descrição ao longo do evento. Estes profissionais foram fundamentais para a efetiva inclusão ao longo do evento.
O Diálogo Inclusivo foi promovido com o intuito de instigar rodas de conversa constantes entre educadores, universitários, pessoas com deficiência e todos os demais interessados na reflexão crítica, e por sua vez impulsionadora para a construção da educação inclusiva no município de Iguatu, consequentemente inclusão social.