Confira alguns destaques da XXIV Semana Universitária da Uece no campus da Fecli.

4 de novembro de 2019 - 22:30

 

04 de Outubro de 2019 19:12

 

A 24ª edição do maior evento científico e cultural da Universidade Estadual do Ceará (Uece) foi oficialmente aberta, na noite de segunda-feira (21/10), no auditório Central, campus Itaperi. pelo reitor da Uece, professor Jackson Sampaio. No campus da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli), a solenidade de abertura ocorreu no auditório do campus Multi-Institucional Humberto Teixeira, Tendo como principais atividades a peça dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) intitulada “A ilha dos sentimentos” e a palestra cujo tema era “Sustentabilidade: objetivos, dimensões e aplicabilidade”, ministrada por Dr. Diego Coelho, professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Por último, aconteceu a Premiação Uece Sustentável, realizada pela professora da Uece, Dra. Valdevane Rocha Araujo. Também houve XXIV Semana Universitária na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central Feclesc.

 

A Semana Universitária tem como objetivo despertar o espírito da pesquisa científica, da extensão social e da inovação tecnológica entre professores e alunos da Uece e de outras Instituições de Ensino Superior, bem como de estudantes de Ensino Médio, enfatizando a participação em eventos dessa natureza. A Semana tem ainda como meta constituir-se em momento de congregação dos diversos setores da universidade, sobretudo, entre os Centros e Faculdades dos vários campi da Uece, da capital e do interior.

 

 

(Apresentação da peça “A ilha dos sentimentos” dos alunos da Educação de Jovens e Adultos foi a atividade de abertura da XXIV da Semana Universitária da Uece/Fecli, de modo geral, a representação teatral tenta mostrar como nós – seres humanos – reagimos e nos comportamos diante dos diversos tipos de sentimentos existentes em nosso interior)

Â

Logo após a apresentação da peça, a professora Dra. Lilian Palácio, vice-diretora da Fecli, agradeceu a participação dos presentes e discursou sobre a importância da Semana Universitária para a comunidade acadêmica. “Nesse momento de obscurantismo pelo qual o país está passando e, com um tema repleto de significados, esse evento é mais uma resposta àqueles que não valorizam a educação, especificamente a Universidade Brasileira. Então, avante professores, alunos, servidores, convidados e demais participantes com a nossa Semana Universitária, que é o maior evento científico e cultural da Uece”.

 

 

(Palestra do professor Dr. Diego Coelho, momento de discussão sobre o tema “Sustentabilidade: objetivos, dimensões e aplicabilidade”)

 

No encerramento do primeiro dia da XXIV Semana Universitária da Uece/Fecli, houve a premiação do Concurso Uece sustentável, realizada pela professora da Uece, Dra. Valdevane Rocha Araujo. “Gostaríamos de parabenizar a equipe vencedora do Concurso Uece Sustentável, pelo lindo projeto submetido, e esperamos que nas próximas edições mais equipes e mais projetos sejam inscritos para o concurso, a ideia é, a cada ano, elevar consideravelmente o número de projetos. Este ano foi apenas o pontapé inicial, muito ainda está por vir”.

 

 

Ainda sobre o Concurso Uece Sustentável.

 

 

 O projeto intitulado “Transformando lixo em arte – uma proposta interdisciplinar de sustentabilidade no Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira(CHT)”, composto por Rayana Ramos da Silva, Lucas Saraiva Braga Brito, Fernanda Gomes Pereira, todos do Curso de Ciências Biológicas, Antônio Patrício de Oliveira Ramos, do Curso de Física, e Jhonatan Rodrigues Roseno, do Curso de Letras,venceu o Concurso Uece Sustentável. Com a filosofia de promover o consumo consciente, o exercício da cidadania e da autonomia, os participantes construíram vários “bancos-pneus”, a partir de materiais que, comumente, seriam descartados em lixões ou no meio ambiente, o que lhes rendeu o prêmio de primeiro lugar, e a distribuição de bolsas para notbook’s a cada um dos participantes.
 

Â

 
 

Faça o download do resumo do projeto clicando aqui

 

Durante a programação da XXIV Semana Universitária da Uece/Fecli ocorreram vários Minicursos, Trabalhos Orais, Filmes, Palestras e Apresentações Artísticas.

 

 

Â

Confira alguns registros do dia 22 de Outubro de 2019 (Terça)

 

 

 

 

 

(“Conhecimento e uso de plantas da Caatinga  por uma comunidade rural” era o título da trabalho da ex-aluna do curso de Ciências Biológicas, Mychelle de Sousa Fernandes, sob orientação do professor Jefferson Thiago)

(Apresentação do trabalho intitulado “Sujeito, memória discursiva  e interdiscursividade  nas canções de Belchior” do aluno Rony  Galdino  Fernandes, do curso de Letras,sob orientação do professor Lendll)

 

 

(Apresentação de trabalho do aluno Lucas Souza Silva, título “Desempenho acadêmico de participantes  do ENCCEJA com relação à moradia e horas  destinadas ao trabalho”, sob orientação do professor Antonio Evanildo Cardoso)

 

 

 

Na noite do dia 22 de Outubro, a Fecli, em uma homenagem póstuma, agradeceu à família do senhor Eliomar Alves da Silva pela doação de livros ao acervo da biblioteca do Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira.  “A Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu se sente honrada e imensamente agradecida pela doação de livros feita pelo senhor Eliomar Alves da Silva e sua família ao acervo de nossa biblioteca. Reconhecemos a importância da leitura para o crescimento intelectual dos nossos alunos”. Conta o professor Dr. Gladeston da Costa Leite, diretor da Fecli. Para encerrar as atividades do dia, a professora Dra. Renata Chikowski ministrou palestra do encontro da Pró-reitoria de Extensão (PROEX).

 

 

 

 

 

Â

Confira os registros de alguns Trabalhos Orais, Oficinas e Minicursos do dia 23 de Outubro de 2019, o terceiro dia da XXIV Semana Universitária da Uece/Fecli.

 

 

 

 

 

(Minicurso “Tecnologias  e recursos digitais na educação: uma abordagem sobre o ensino híbrido”, ministrado pela professora Alana Sobreira., do curso de Ciências Biológicas)

 

 

(Minicurso “Introdução à lógica matemática, ministrado pela professora Maria Wanderlândia, do curso de Matemática)

 

 

 

 (Minicurso “Heróis e princesas como ferramentas pedagógicas dentro do ambiente escolar)

 

 

(Minicurso “Identificação e uso de plantas alimentícias não-convencionais – Panc’s)

Inclusão também foi tema discutido durante as atividades da XXIV Semana Universitária

Ainda na tarde do dia 23 de Outubro de 2019, estudantes do Curso de Letras apresentaram o trabalho intitulado “Desafios na inclusão de ID surda no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)”, a equipe, composta por Alexandra de Souza Cipriano, Emily Zuila de Souza Bezerra, Maria Tatiana Santos Freires,Francisco Durval Chagas Gonçalves e Tânia Maria de Souza França, aborda uma discussão sobre os desafios da inclusão no PIBID de uma bolsista surda (Maria Tatiana Santos Freires), destacando a falta de intérprete no programa, as dificuldades da bolsista surda na interação com a comunidade escolar, o posicionamento da ID e da supervisora e possíveis soluções para que estes desafios possam ser superados, buscando a melhor forma  para que a bolsista não seja somente integrada, mas sim participante inclusa e ativa do programa.

 

Faça o download do Resumo Expandido clicando AQUI

 

O aluno do Curso de Letras, José Marcos Lavor Alves, que é cego, também apresentou seu trabalho de Iniciação Científica intitulado “O aprendizado da inclusão na terra dos meninos pelados”, sob orientação da professora Diná Souza. De modo geral, o trabalho abordava a inclusão presente na obra, fazendo uma análise comparativa com a realidade.

 

A aluna do Curso de letras, Maria Edilândia Lavor, que também é cega, ministrou a oficina cujo título era Poesia Modernista na sala de aula do Centro-Sul (também sob orientação da professora Diná Souza), que tratava, de modo geral, sobre o ensino de poesia, de forma inclusiva, no Modernismo para alunos do Ensino Médio.

 

Outras atividades também trabalharam o tema Inclusão, entre elas está a oficina “Caminhos para uma universidade acessível: nós podemos”, organizada pelo projeto “Práticas Inclusivas: construindo caminhos para a Inclusão na universidade”, coordenado pela professora Me. Diná Souza. Dentre os trabalhos desenvolvidos estão: produção de materiais adaptados para pessoas cegas, audiodescrição, orientação e mobilidade e Libras para cegos.

 

 

 

 

 ECOFEIRA (feira de produtos agroecológicos)
 

Na manhã do dia 24 de Outubro de 2019, aconteceu a primeira Ecofeira, realizada pelo Grupo de Pesquisa ECOEM da Uece/Fecli e pelo Instituto Elo Amigo. Instalada no campus, a feira teve início por volta das 06h30 com a chegada dos feirantes,estendendo-se até às 11 horas. As pessoas que frequentaram a Ecofeira encontraram diversos produtos para consumo, como hortaliças, vendas de mudas frutíferas, doces caseiros, ovos, uma variedade de frutas, lanches, caldo de cana, artesanatos, entre vários outros produtos que ficaram à disposição para comercialização. Vale ressaltar que todos os produtos comercializados na feira são cultivados sem o uso de agrotóxicos.

 

 

 

 

Saiba mais sobre a Ecofeira, siga o perfil @grupo_ecoem_uece do Grupo de Pesquisa ECOEM no Instagram.

Solidariedade na XXIV Semana Universitária da Uece/Fecli

Â

Uma equipe do Hemocentro Regional de Iguatu (Hemoce Iguatu) também esteve presente na XXIV Semana Universitária da Uece/Fecli. Na oportunidade, vários alunos fizeram doação de sangue.

 

Intervenção Artística

Alunos e Professores do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Campus avançado de Mombaça-CE produziram  um mural artístico no Campus Humberto Teixeira. A atividade é culminância dos estudos ao longo do semestre nas duas turmas de Artes Visuais, das disciplinas da professora Naiara Leonardo e Marcos Lopes.

 

 

   

Ônibus-laboratório do Ciência Itinerante presente no último dia da XXIV Semana Universitária da Uece/fecli

A Fecli recebeu a visita do ônibus-laboratório do Ciência Itinerante, projeto de iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações (MCTIC), no último dia de XXIV Semana Universitária da Uece/Fecli. Os alunos tiveram a oportunidade de ver experimentos das áreas de Física, Química e Informática.

 

      

 

Saiba mais sobre o Programa do Ciência Itinerante

 

 

Assessoria de Comunicação da Fecli

assecom.fecli@uece.br