Confira alguns destaques da XXIV Semana Universitária da Uece no campus da Fecli.
4 de novembro de 2019 - 22:30
Â
04 de Outubro de 2019 19:12
Â
A 24ª edição do maior evento científico e cultural da Universidade Estadual do Ceará (Uece) foi oficialmente aberta, na noite de segunda-feira (21/10), no auditório Central, campus Itaperi. pelo reitor da Uece, professor Jackson Sampaio. No campus da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli), a solenidade de abertura ocorreu no auditório do campus Multi-Institucional Humberto Teixeira, Tendo como principais atividades a peça dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) intitulada “A ilha dos sentimentos” e a palestra cujo tema era “Sustentabilidade: objetivos, dimensões e aplicabilidade”, ministrada por Dr. Diego Coelho, professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Por último, aconteceu a Premiação Uece Sustentável, realizada pela professora da Uece, Dra. Valdevane Rocha Araujo. Também houve XXIV Semana Universitária na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – Feclesc.
A Semana Universitária tem como objetivo despertar o espírito da pesquisa científica, da extensão social e da inovação tecnológica entre professores e alunos da Uece e de outras Instituições de Ensino Superior, bem como de estudantes de Ensino Médio, enfatizando a participação em eventos dessa natureza. A Semana tem ainda como meta constituir-se em momento de congregação dos diversos setores da universidade, sobretudo, entre os Centros e Faculdades dos vários campi da Uece, da capital e do interior.
Â
(Apresentação da peça “A ilha dos sentimentos” dos alunos da Educação de Jovens e Adultos foi a atividade de abertura da XXIV da Semana Universitária da Uece/Fecli, de modo geral, a representação teatral tenta mostrar como nós – seres humanos – reagimos e nos comportamos diante dos diversos tipos de sentimentos existentes em nosso interior)
Â
Logo após a apresentação da peça, a professora Dra. Lilian Palácio, vice-diretora da Fecli, agradeceu a participação dos presentes e discursou sobre a importância da Semana Universitária para a comunidade acadêmica. “Nesse momento de obscurantismo pelo qual o país está passando e, com um tema repleto de significados, esse evento é mais uma resposta àqueles que não valorizam a educação, especificamente a Universidade Brasileira. Então, avante professores, alunos, servidores, convidados e demais participantes com a nossa Semana Universitária, que é o maior evento científico e cultural da Uece”.
Â
(Palestra do professor Dr. Diego Coelho, momento de discussão sobre o tema “Sustentabilidade: objetivos, dimensões e aplicabilidade”)
No encerramento do primeiro dia da XXIV Semana Universitária da Uece/Fecli, houve a premiação do Concurso Uece sustentável, realizada pela professora da Uece, Dra. Valdevane Rocha Araujo. “Gostaríamos de parabenizar a equipe vencedora do Concurso Uece Sustentável, pelo lindo projeto submetido, e esperamos que nas próximas edições mais equipes e mais projetos sejam inscritos para o concurso, a ideia é, a cada ano, elevar consideravelmente o número de projetos. Este ano foi apenas o pontapé inicial, muito ainda está por vir”.
Â
Ainda sobre o Concurso Uece Sustentável.
Â

Faça o download do resumo do projeto clicando aqui
Â
Durante a programação da XXIV Semana Universitária da Uece/Fecli ocorreram vários Minicursos, Trabalhos Orais, Filmes, Palestras e Apresentações Artísticas.
Â
Confira alguns registros do dia 22 de Outubro de 2019 (Terça)
Â
(“Conhecimento e uso de plantas da Caatinga por uma comunidade rural” era o título da trabalho da ex-aluna do curso de Ciências Biológicas, Mychelle de Sousa Fernandes, sob orientação do professor Jefferson Thiago)
(Apresentação do trabalho intitulado “Sujeito, memória discursiva e interdiscursividade nas canções de Belchior” do aluno Rony Galdino Fernandes, do curso de Letras,sob orientação do professor Lendll)
Â
(Apresentação de trabalho do aluno Lucas Souza Silva, título “Desempenho acadêmico de participantes do ENCCEJA com relação à moradia e horas destinadas ao trabalho”, sob orientação do professor Antonio Evanildo Cardoso)
Â
Â
Na noite do dia 22 de Outubro, a Fecli, em uma homenagem póstuma, agradeceu à família do senhor Eliomar Alves da Silva pela doação de livros ao acervo da biblioteca do Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira. “A Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu se sente honrada e imensamente agradecida pela doação de livros feita pelo senhor Eliomar Alves da Silva e sua família ao acervo de nossa biblioteca. Reconhecemos a importância da leitura para o crescimento intelectual dos nossos alunos”. Conta o professor Dr. Gladeston da Costa Leite, diretor da Fecli. Para encerrar as atividades do dia, a professora Dra. Renata Chikowski ministrou palestra do encontro da Pró-reitoria de Extensão (PROEX).
Â
Â
Â
Â
Confira os registros de alguns Trabalhos Orais, Oficinas e Minicursos do dia 23 de Outubro de 2019, o terceiro dia da XXIV Semana Universitária da Uece/Fecli.
Â
(Minicurso “Tecnologias e recursos digitais na educação: uma abordagem sobre o ensino híbrido”, ministrado pela professora Alana Sobreira., do curso de Ciências Biológicas)
Â
(Minicurso “Introdução à lógica matemática, ministrado pela professora Maria Wanderlândia, do curso de Matemática)
Â
(Minicurso “Heróis e princesas como ferramentas pedagógicas dentro do ambiente escolar)
(Minicurso “Identificação e uso de plantas alimentícias não-convencionais – Panc’s)
Inclusão também foi tema discutido durante as atividades da XXIV Semana Universitária
Ainda na tarde do dia 23 de Outubro de 2019, estudantes do Curso de Letras apresentaram o trabalho intitulado “Desafios na inclusão de ID surda no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)”, a equipe, composta por Alexandra de Souza Cipriano, Emily Zuila de Souza Bezerra, Maria Tatiana Santos Freires,Francisco Durval Chagas Gonçalves e Tânia Maria de Souza França, aborda uma discussão sobre os desafios da inclusão no PIBID de uma bolsista surda (Maria Tatiana Santos Freires), destacando a falta de intérprete no programa, as dificuldades da bolsista surda na interação com a comunidade escolar, o posicionamento da ID e da supervisora e possíveis soluções para que estes desafios possam ser superados, buscando a melhor forma para que a bolsista não seja somente integrada, mas sim participante inclusa e ativa do programa.
Â
Faça o download do Resumo Expandido clicando AQUI
Â
O aluno do Curso de Letras, José Marcos Lavor Alves, que é cego, também apresentou seu trabalho de Iniciação Científica intitulado “O aprendizado da inclusão na terra dos meninos pelados”, sob orientação da professora Diná Souza. De modo geral, o trabalho abordava a inclusão presente na obra, fazendo uma análise comparativa com a realidade.
A aluna do Curso de letras, Maria Edilândia Lavor, que também é cega, ministrou a oficina cujo título era Poesia Modernista na sala de aula do Centro-Sul (também sob orientação da professora Diná Souza), que tratava, de modo geral, sobre o ensino de poesia, de forma inclusiva, no Modernismo para alunos do Ensino Médio.
Outras atividades também trabalharam o tema Inclusão, entre elas está a oficina “Caminhos para uma universidade acessível: nós podemos”, organizada pelo projeto “Práticas Inclusivas: construindo caminhos para a Inclusão na universidade”, coordenado pela professora Me. Diná Souza. Dentre os trabalhos desenvolvidos estão: produção de materiais adaptados para pessoas cegas, audiodescrição, orientação e mobilidade e Libras para cegos.
Â
Na manhã do dia 24 de Outubro de 2019, aconteceu a primeira Ecofeira, realizada pelo Grupo de Pesquisa ECOEM da Uece/Fecli e pelo Instituto Elo Amigo. Instalada no campus, a feira teve início por volta das 06h30 com a chegada dos feirantes,estendendo-se até às 11 horas. As pessoas que frequentaram a Ecofeira encontraram diversos produtos para consumo, como hortaliças, vendas de mudas frutíferas, doces caseiros, ovos, uma variedade de frutas, lanches, caldo de cana, artesanatos, entre vários outros produtos que ficaram à disposição para comercialização. Vale ressaltar que todos os produtos comercializados na feira são cultivados sem o uso de agrotóxicos.
Â
Â
Saiba mais sobre a Ecofeira, siga o perfil @grupo_ecoem_uece do Grupo de Pesquisa ECOEM no Instagram.
Solidariedade na XXIV Semana Universitária da Uece/Fecli
Â
Uma equipe do Hemocentro Regional de Iguatu (Hemoce Iguatu) também esteve presente na XXIV Semana Universitária da Uece/Fecli. Na oportunidade, vários alunos fizeram doação de sangue.
Â
Intervenção Artística
Alunos e Professores do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Campus avançado de Mombaça-CE produziram um mural artístico no Campus Humberto Teixeira. A atividade é culminância dos estudos ao longo do semestre nas duas turmas de Artes Visuais, das disciplinas da professora Naiara Leonardo e Marcos Lopes.
Â
Ônibus-laboratório do Ciência Itinerante presente no último dia da XXIV Semana Universitária da Uece/fecli
A Fecli recebeu a visita do ônibus-laboratório do Ciência Itinerante, projeto de iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações (MCTIC), no último dia de XXIV Semana Universitária da Uece/Fecli. Os alunos tiveram a oportunidade de ver experimentos das áreas de Física, Química e Informática.
Â
Saiba mais sobre o Programa do Ciência Itinerante
Â
Â
Assessoria de Comunicação da Fecli
assecom.fecli@uece.br
Â