Artigo de Pesquisa Sobre Buracos Negros em Gravidade de Einstein-Gauss-Bonnet com Matéria Escura Aceito pela Revista Internacional “The Physics of the Dark Universe”

12 de julho de 2023 - 18:51

O artigo intitulado “Thermodynamics of static and stationary black holes in Einstein-Gauss-Bonnet gravity with dark matter” foi recentemente aceito para publicação na renomada revista internacional “The Physics of the Dark Universe”. O artigo é de autoria de Ícaro Carvalho, doutorando da Universidade Federal do Ceará (UFC), em colaboração com os professores Geová Alencar, também da UFC, e Celio Muniz, da FECLI/UECE.

O estudo aborda buracos negros na gravidade modificada de Einstein-Gauss-Bonnet (EGB) cercados por três distribuições fenomenológicas de halos de matéria escura. O principal resultado do artigo é a obtenção de soluções analíticas para a métrica e todas as quantidades termodinâmicas, como temperatura de Hawking, entropia, capacidade térmica a volume constante e energia livre de Gibbs para soluções de buracos negros estáticos e estacionários. Consequentemente, determina-se um raio de horizonte não nulo em que o buraco negro interrompe sua evaporação, anulando a temperatura e indicando o surgimento de remanescentes.

No caso estacionário, as regiões de ergosfera para as soluções encontradas também são obtidas e comparadas. Por fim, são encontradas transições de fase locais e globais por meio do estudo do comportamento da capacidade térmica e da energia livre de Gibbs.

Esse estudo contribui para a compreensão da termodinâmica de buracos negros na gravidade de Einstein-Gauss-Bonnet com a presença de matéria escura, revelando resultados importantes sobre os processos físicos e termodinâmicos desses sistemas. A publicação na revista “The Physics of the Dark Universe” reconhece a relevância do trabalho e sua contribuição para o campo da astrofísica teórica.

Os autores expressaram sua satisfação com a aceitação do artigo e esperam que suas descobertas estimulem novas pesquisas e discussões sobre as propriedades dos buracos negros e sua interação com a matéria escura, em teorias modificadas de gravidade. Uma prévia do artigo pode ser lida em https://arxiv.org/pdf/2211.11538v2.pdf