Estão abertas as inscrições para o Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicada (CMACFA)
12 de novembro de 2025 - 15:31
O Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicada (CMACFA) da Universidade Estadual do Ceará informa que, de 11 de Dezembro de 2025 a 09 de Janeiro de 2026 estarão abertas as inscrições para Turma 2026.1, referente à chamada pública Nº 134/2025, que estabelece regras para seleção para o Mestrado Acadêmico.
O período para solicitação de isenção da taxa de inscrição será de 20 de novembro a 5 de dezembro de 2025. Poderá ser isento do pagamento da taxa o(a) participante enquadrado(a) em uma das seguintes categorias:
1. Ser doador(a) de sangue, nos termos da Lei Estadual N° 12.559, de 29 de dezembro de 1995, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 07 de fevereiro de 1996, com pelo menos duas doações, num período de 01 (um) ano; a isenção será para concursos públicos estaduais realizados num prazo de até 12 meses decorridos da última doação.
2. Ser egresso(a) do ensino médio e/ou técnico, cursado em entidades de ensino público, ser participante de família que percebe renda de até dois salários-mínimos e possuir deficiência (PcD) nos termos da Lei Estadual N° 13.844, de 27 de novembro de 2006, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 30 de novembro de 2006;
3. Ser aluno(a) concludente ou egresso(a) de curso de graduação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), nos termos da política institucional de apoio à permanência e inserção profissional de seus discentes e ex-discentes;
A documentação comprobatória (ver edital) deverá, obrigatoriamente, ser enviada para o e-mail da coordenação do CMACFA/UECE (pg.cmacfa@uece.br) dentro do prazo previsto no cronograma da Chamada Pública.
Serão ofertadas 19 vagas para o primeiro semestre de 2026, sendo 12 vagas para a linha de pesquisa em Física da Atmosfera e 07 vagas para a linha de pesquisa em Energias e Meio Ambiente.
O CMACFA tem como objetivos gerais a promoção da capacitação de profissionais em nível de Mestrado e o desenvolvimento de pesquisas em Ciências Físicas Aplicadas, voltadas para o desenvolvimento do semiárido brasileiro. Especificamente, o curso objetiva promover o desenvolvimento nas linhas de pesquisas de Física da Atmosfera e Energias e Meio Ambiente, incluindo temas de fronteira entre estas áreas de estudo.
O público-alvo do curso são graduados em Física, Química, Engenharias, Meteorologia e áreas afins.
Para maiores informações sobre do Processo Seletivo 2026.1 no site: