III Seminário ENEM, SISU e COTAS – proposta de inserção da UECE
13 de fevereiro de 2014 - 12:07
Na manhã desta quarta (12), reuniram-se, no Auditório Paulo Petrola, Administração Superior, Docentes, discente, representantes de movimentos populares e representantes de Instituições da Educação Básica do Ceará para analisar a proposta de inserção da UECE no Sistema de Seleção Unificada (SISU-MEC) e Cotas, a partir do vestbular de 2015.1.
Esse tema já se vem sendo discutido desde 2012, no qual criou-se um Grupo de Trabalho (GT) composto por representantes da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Comissão Execultiva do Vestibular (CEV), Procuradoria Insitucional e Chefia de Gabinete.
Inicialmente, o magnfíco reitor Prof. Dr. Jackson Coelho ambientou os ouvintes sobre os pontos positivos da inclusão da UECE nesse programa do Governo Federal, enfatizando a importância da expansão de vagas no Ensino Superior e a democratização das mesmas para a população.
Posteriormente, Prof. Zelma Madeira, representante da PRAE, inicialmente falou da importância das cotas para negros, índios e alunos da escola pública, sendo uma Política de Ação Afirmativa, no qual tenta reverter um quadro social brasileiro provindo de muitos anos e, em seguida, apresentou uma propostas do GT e uma segunda proposta sugerida pelo Prof. Jorge Carvalho (UFPB).
As propostas, abaixo apresentadas, baseiam-se nos critérios: Democratização (escolas públicas e escolas prívadas), Socio-econômico (renda bruta per capita de 1,5 salários minimo) e Etnia (brancos, pardos, negros e índios).
- Proposta 1:
- Proposta 2:
Após finalizado, foram abertos blocos de perguntas/sugestões, no qual serão analisados e, a depender, incorporados na proposta.