FECLI completa 30 anos de encampação pela UECE
18 de dezembro de 2013 - 02:58
A Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI) foi criada como uma autarquia de natureza especial, em 1979, como resultado de uma articulação entre atores sociais do município de Iguatu. Em 1980, obteve autorização de funcionamento pelo Conselho de Educação do Estado do Ceará – CEE, autorização regulamentada em 1981. O primeiro Curso Superior da FECLI – o Curso Licenciatura de Curta Duração em Pedagogia, com Habilitações em Administração, Supervisão e Inspeção Escolar – teve, então, sua aula inaugural pronunciada pelo Professor Cláudio Martins, em 21 de março de 1981.
A reivindicação da comunidade acadêmica de encampação da FECLI, pela Fundação Universidade Estadual do Ceará – FUNECE, foi oficializada pelo Decreto Estadual Nº. 15.502, de 10 de setembro de 1982, e pelo Termo de Encampação, da UECE, assinado em 17 de dezembro de 1983.
Hoje, 17 de dezembro de 2013, a FECLI comemora 30 anos de encampação pela FUNECE. Assim, ao longo das últimas 3 décadas, a FECLI integra a Universidade Estadual do Ceará, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do povo cearense, notadamente na Região Centro-Sul do Estado.
A FECLI tem demonstrado muita capacidade de oferecer Cursos de Formação de Professores para o Ensino Fundamental e Médio, Cursos do Programa Magister e do FECOP, parcerias com Secretarias Municipais e a Secretaria Estadual de Educação, em várias cidades da região.
As atividades de extensão, na FECLI, incluem:
– o Curso de Educação Inclusiva, em parceria com a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de Iguatu (APAE-Iguatu),
– o evento anual ‘Semana de Letras’,
– o circuito de palestras dos Cursos de Graduação da FECLI,
– a ‘Jornada Científica’, desenvolvida pelos Cursos de Matemática, Física e Ciências Biológicas,
– a ‘Semana da Educação’, promovida pelo Colegiado de Pedagogia,
– o Projeto de Extensão ‘Astronomia Viva’,
– o Projeto de Pesquisa ‘Legado e atualidades do pensamento de Paulo Freire’,
– os Projetos de Extensão ‘Esteróides anabolizantes: da universidade à escola’ e ‘Oficina de elaboração de projetos’,
– os ‘Chás Literários’, promovidos pela Biblioteca da FECLI,
– o Curso de Especialização em ‘Ensino da Matemática’.
O quadro docente da FECLI registra, em 2013, 41 professores, dos quais 24 são efetivos e 17 são substitutos. Do total de professores, 08 tem o título acadêmico de doutor, 20 são mestres, 05 especialistas e 08 graduados. Entre os professores mestres, 05 estão fazendo doutorado e entre os doutores, 01 está em pós-doutoramento.
O quadro funcional da FECLI conta com 03 funcionários efetivos e 05 funcionários terceirizados.
Atualmente, o corpo discente da FECLI reúne aproximadamente 600 alunos oriundos, principalmente, de: Iguatu, Acopiara, Quixelô, Cariús, Jucás, Icó, Orós, Cedro e Solonópole. Em seus 30 anos de existência a FECLI graduou 1842 licenciados, que prestam relevantes serviços à educação cearense e brasileira.
Até o presente momento, ocuparam o cargo de Diretor da FECLI os seguintes professores:
– José Eriton Barros Costa
– Antônia Valy do Nascimento
– Maria Auxiliadora Orsini Bezerra
– Rita de Cássia Sousa Marques
– Eudenio Bezerra da Silva
– Ricardo Rodrigues da Silva – atual gestão 2012-2016