CAPES aprova subprojetos da FECLI do Programa PIBID

26 de novembro de 2013 - 12:48

 

 pibid

 

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é uma iniciativa voltada para o aperfeiçoamento de professores para a Educação Básica.

 

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES), em parceria com escolas de Educação básica da rede pública de ensino.

 

A CAPES, por meio do PIBID acaba de aprovar 1.041 bolsas para a Universidade Estadual do Ceará (UECE). A proposta institucional da UECE foi aprovada na íntegra, beneficiando 1.041 bolsistas de iniciação à docência, 158 supervisores, 62 coordenadores de área, em 29 subprojetos, distribuído por todos campi da UECE, na capital e interior e por 59 escolas públicas cearenses. O projeto conta com aporte financeiro que se aproxima dos 33 milhões de reais, entre recursos para custeio e pagamento de bolsas nos próximos 4 anos – resultado do Edital 061/2013-CAPES.

 

O Projeto Institucional da UECE intitulado “A vida docente na escola: aprender e ensinar pela pesquisa”, que inicia a Fase II, tem como princípio a aproximação de licenciandos com o cotidiano escolar e os fazeres característicos do trabalho docente, por meio de práticas investigativas, desenvolvendo uma postura reflexiva competente. É destaque no projeto a parceria entre Professor da Educação Básica e Professor Universitário, constituindo unidade na formação de jovens professores.

 

Segundo o parecer emitido pela CAPES sobre Projeto Institucional da UECE, “os subprojetos apesar de serem em campi diferentes abrangem todas as áreas do conhecimento e componentes curriculares, o que possibilitará um grande movimento em relação à formação de professores para a educação básica”.

 

A ampliação do Projeto Institucional da UECE “A vida docente na escola: aprender e ensinar pela pesquisa” (Fase II) configura, certamente, um grande marco para a formação de professores no Estado, um dos legados da instituição. O PIBID/UECE é coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). 

 

O PIBID – UECE, agora com a ampliação, terá 29 subprojetos. Destes, quatro serão desenvolvidos na FECLI, sob a Coordenação dos Professores: Fernando Roberto, Alana Cecília e Márcia Melo (Ciências Biológicas), Lázara Castrillo e Célio Muniz (Física), Helder Holanda (Letras) e Jeanne Passos (Matemática).

 

A FECLI parabeniza a todos pelo esforço empreendido para buscar o aprimoramento na qualificação da formação dos futuros professores da Região Centro Sul do Ceará. 

 

Informações: 

 

Coordenação Institucional do PIBID UECE – Professores Isabel Sabino e Nilson Cardoso

pibid@uece.br / (85) 3101 9874 / www.uece.br/pibid 

 

Fonte: Portal da UECE