Tese de Doutorado do professor Thiago Moreira (UECE/FECLI) recebe premiação na UNIFESP

1 de outubro de 2024 - 18:10

O Professor Thiago Moreira Melo e Silva, ingressante na Uece em 2023, do Curso de Pedagogia, recebe menção honrosa em cerimônia de entrega do “Prêmio Melhor Dissertação/Tese da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)”, com a tese, intitulada: “BRASIL, DE “EXPERIÊNCIAS DE CATÁLOGO” A UM “LABORATÓRIO DE AÇÃO EDUCACIONAL”: a concepção de boas práticas como instrumento de gestão do Banco Mundial para a Educação” (financiamento CAPES), orientada pelo Prof. Dr. Luiz Carlos Novaes, e que teve como banca examinadora as Profa. Dra. Maria Abádia da Silva (UnB), Profa. Dra. Olinda Evangelista (UFSC), Profa. Dra. Marcela Pronko (FioCruz) e a Profa. Dra. Márcia Jacomini (Unifesp).

A tese apresenta uma análise sobre a atuação do Banco Mundial (BM) junto às políticas educacionais brasileiras, focando na promoção das chamadas “boas práticas”/”experiências exitosas” como ferramentas de gestão educacional. A pesquisa teve como objetivo analisar como essas ações, promovidas pelo BM, atua como instrumentos de gestão para a construção e consolidação do consenso passivo em torno dos interesses dessa instituição e de seus sócios locais.

Fundamentada em conceitos gramscianos, a saber: Estado Integral, Hegemonia, Consenso e Intelectuais Orgânicos, a pesquisa problematizou e expôs as inconsistências das bases epistemológicas das boas práticas e sua suposta neutralidade, denotando-as como instrumentos de homogeneização que repercutem no processo de elaboração das políticas educacionais.

Por fim, demonstrou que a ideia de boas práticas/experiências exitosas em educação está difundida para todas as etapas da Educação Básica, nas diferentes áreas, como avaliação, currículo,
formação docente e financiamento da educação, e majoritariamente aparece associada a medidas que obtiveram sucesso constatado por instrumentos gerenciais (avaliações em larga escala) e atreladas à ideia de austeridade econômica com ações de baixo custo.

Instituído em 2019, o “Prêmio Melhor Dissertação/Tese da EFLCH- UNIFESP” é concedido aos melhores trabalhos do ano, níveis Mestrado e Doutorado, indicados pelas bancas examinadoras e, posteriormente, avaliados por uma comissão constituída para estefim, composta por membros internos e externos à instituição.