FECLI realiza fórum para discutir e desenvolver medidas para redução de carbono no Plano de Descarbonização da UECE
28 de agosto de 2024 - 14:00
O mundo está enfrentando sérios desafios climáticos em razão do aumento das emissões de gases de efeito estufa, que estão provocando o aquecimento global e a intensificação de eventos climáticos extremos, entre outros efeitos. A necessidade de uma ação global coordenada é cada vez mais urgente, com foco na redução das emissões, na adoção de fontes de energia renovável e na promoção da educação sobre o clima, tudo isso com o objetivo de assegurar um futuro mais sustentável.
Diante desse cenário, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) iniciou, no dia 21 de agosto de 2024, sua jornada rumo à descarbonização. A universidade promoveu o primeiro fórum com a participação de professores, estudantes e servidores dos campi Itaperi, Fátima e Quixeramobim (Facisc).
No dia 27 de agosto de 2024, foi a vez da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI) dar início ao processo de planejamento e adequação de suas políticas, práticas, infraestrutura e logística à necessária redução de suas próprias emissões, junto a toda comunidade acadêmica (professores, estudantes e servidores). O fórum ocorreu nos dois campi da FECLI, Iguatu e Mombaça.
(participantes do Descarboniza Uece na FECLI Campus Iguatu)
(participantes do Descarboniza Uece na FECLI Campus Avançado de Mombaça)
Os fóruns do projeto “Descarboniza Uece” ocorrerão até setembro nas unidades da instituição espalhadas pelo interior do Estado.
Confira o cronograma das reuniões:
O propósito é planejar de forma colaborativa a adequação das políticas, práticas, infraestrutura e logística da Uece para a redução de suas próprias emissões de carbono. Com base nos resultados desses encontros, será elaborado o Plano de Descarbonização da Uece. Este plano se alinha à campanha “Race to Zero”, apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), na qual a Uece se destaca como uma das cinco Instituições de Ensino Superior brasileiras a submeter propostas.
Dessa forma, a universidade cearense se destaca como uma das pioneiras na adoção de práticas de descarbonização, alinhando-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, que busca implementar ações imediatas para enfrentar a mudança climática e seus efeitos.
O evento foi conduzido pelo diretor, professor Fernando Roberto. “Hoje, começamos uma jornada que vai além das paredes da nossa instituição. O que estamos fazendo aqui, nesta universidade, é um compromisso com a vida, com o nosso meio ambiente e com as futuras gerações. O Descarboniza Uece é uma oportunidade para unirmos forças, repensarmos nossas práticas e implementarmos mudanças significativas. ”O reitor da UECE, o professor Hidelbrando Soares, também esteve presente. “Eu sempre acredito na força da comunidade. Eu acho que essa é a principal força e o principal poder da instituição. Quando você tem uma comunidade toda mobilizada, seja de professores, servidores, estudantes, essa capacidade de realização se torna muito grande e muito poderosa. Então eu Acredito que é possível fazer isso nos prazos que a gente tem e com os desafios que agente tem. Acredito que a gente tem capacidade de chegar em 2030 como instituição e como comunidade universitária superando desafios que a gente tem na luta por uma universidade que seja democrática. Em um mundo onde as mudanças climáticas representam um dos maiores desafios de nossa era, a Uece tem o dever de ser um agente de transformação. Este fórum é uma prova do nosso comprometimento com o futuro. Precisamos não só discutir, mas também agir”.
Também estiveram presentes vice-reitor da Uece, o professor Dárcio Ítalo, o chefe de Gabinete, Prof. Althemar da Costa Muniz, a Pró-Reitora de Graduação, Profa. Maria José Camelo Maciel, a Pró-Reitora de Extensão Profa. Maria Anezilany Gomes do Nascimento e a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, profa. Mônica Duarte Cavaignac, e o professor de Física, Alexandre Costa.O professor Ricardo Rodrigues, do Curso de Ciências Biológicas da Fecli, também compartilhou sua visão sobre a importância do evento. “Eu acho que é um momento muito oportuno de se trazer essa temática para dentro da universidade, dada a relevância do tema, a gente tem visto várias notícias que ilustram a gravidade da situação que a gente tem, quanto à condução do meio ambiente no país. Ter um momento assim, coletivo, que dá a oportunidade de agregar servidores, professores, estudantes e a própria administração superior e trazer essa temática, é válido porque eu acho que desperta a atenção para aquelas pessoas que talvez não estivessem tão antenadas, tão por dentro da necessidade dessa discussão, então a gente percebe a importância de se ampliar esse debate. Vejo essa iniciativa como uma oportunidade única para integrarmos conhecimento científico com ação prática”.
Para os diálogos nesse primeiro fórum, os participantes foram divididos em grupos a fim de debater possíveis estratégias para redução das emissões de carbono em diferentes áreas e setores da instituição. As ideias foram, em seguida, compartilhadas com todos e registradas pela organização do projeto.
(Durante o evento, os participantes foram divididos em grupos. O objetivo era refletir, discutir e trazer soluções palpáveis e que contribuíssem efetivamente para a redução da emissão de carbono na instituição.)
Durante o evento, os estudantes também tiveram a oportunidade de expressar suas visões e expectativas em relação ao processo de descarbonização da universidade. Andressa Araujo, aluna do curso de Ciências Biológicas, compartilhou sua perspectiva sobre a importância dessa iniciativa para a comunidade acadêmica e o futuro do planeta. “Como estudante de Ciências Biológicas, entendo profundamente o impacto que as mudanças climáticas têm sobre a biodiversidade e os ecossistemas ao nosso redor. O aquecimento global já está batendo em nossa porta, já estamos passando da hora de agir. Ver a Uece se comprometer com a descarbonização me enche de esperança, porque isso demonstra que a universidade está disposta a fazer a diferença”.
No cumprimento dos objetivos do fórum, foram, ainda, definidos os representantes docentes, discentes e dos servidores técnico-administrativos dos campi presentes, que integrarão grupos de trabalho do Descarboniza Uece.