Informações sobre os trabalhos na modalidade vídeo-pôster (Mostra Científica de Iguatu)

20 de setembro de 2021 - 14:43

Todos os trabalhos na modalidade vídeo-pôster deverão ter duração de 5 a 10 minutos e consistirão de dois tipos, ficando à decisão dos responsáveis pelo trabalho o tipo de vídeo-pôster que irá submeter. Ambas as formas de vídeo-pôster necessitam do preenchimento da autorização de uso de imagem e publicação de trabalhos Anexo II desta chamada pública disponível em http://www.uece.br/…/ANEXOS-Chamada-P%C3%BAblica-19-2021.pdf. Abaixo discriminamos algumas orientações quanto aos dois tipos de vídeo-pôster:

1) Para vídeo-pôster como gravação de vídeo usando uma câmera filmadora ou smartphone, orientamos:

a) A realização de uma filmagem em boa qualidade da dupla de aluno(a)s expositores, autor(a) e co-autor(a) ou só de um dos autores ou do autor único ao lado do pôster impresso (ver modelo disponível para download em https://mcig2021.4.events/… ) apresentando com segurança cada uma das seções presentes no desenvolvimento do projeto. Atentar no vídeo para a legibilidade dos detalhes no pôster a que o(a) aluno(a) expositor(a) chamar atenção.

b) Para impressão do pôster a Mostra Científica de Iguatu concederá o apoio financeiro, devendo o Professor(a) orientador(a) entrar em contato com a organização do evento através do e-mail mostracientificadeiguatu@gmail.com com o assunto “Impressão de Pôster”, apresentando-se na mensagem e enviando em anexo o pôster pronto para a impressão.

c) Estudantes e professores pesquisem por dicas e tutoriais de como gravar vídeos de boa qualidade.

2) Para vídeo-pôster como gravação de apresentação de slides, orientamos:

a) O aluno(a) expositor(a) (autor(a) ou co-autor(a)) poderá criar a sua apresentação em slides utilizando o programa de sua escolha. Sugerimos aqueles programas cujos recursos já são bastante conhecidos tendo em conta a sua ampla utilização por parte dos alunos e professores: Powerpoint e Canva.

b) A apresentação em slides deve obedecer a mesma estrutura do pôster, ou seja, conter: introdução, metodologia, resultados, conclusão, agradecimentos e referências. Na capa da apresentação devem constar as mesmas informações presentes no cabeçalho do pôster bem como os ícones situados de maneira equilibrada.

c) A gravação da apresentação pode ser feita utilizando-se recursos próprios do programa criador de slides ou via Google Meet.

d) Na gravação o áudio e webcam do aluno(a) expositor(a) devem estar ativados e em bom estado de maneira a garantir a qualidade e legibilidade na apresentação. Durante todo o tempo em que a mesma sucede o aluno(a) expositor(a) deverá aparecer no canto da tela.

d) Estudantes e professores orientadores procurem por tutoriais de como gravar apresentações no seu programa criador de slides ou pelo próprio meet, além de dicas de como montar uma boa apresentação.

Todos os vídeo-pôsteres deverão ser enviados para o e-mail do evento mostracientificadeiguatu@gmail.com no período de 09 de Setembro a 27 de Outubro com o assunto “Vídeo-pôster: Título do Trabalho” e identificação na mensagem dos responsáveis: autore(a)s e professore(a)s orientadore(a)s. Somente os trabalhos na modalidade vídeo-pôster concorrerão a cinco bolsas de Iniciação Científica Júnior no valor de 100 reais cada 💵, pagas durante 12 meses e duas bolsas de Apoio Técnico no valor de 550 reais cada 💴, pagas durante 6 meses, respectivamente aos estudantes e professores orientadores responsáveis pelos melhores trabalhos nesta modalidade.