Instituições de Ensino Superior Públicas da região Centro-sul discutem a criação de um mestrado

1 de junho de 2021 - 07:30

 

 

A Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI-UECE), a Unidade Descentralizada de Iguatu da Universidade Regional do Cariri (UDI/URCA) e os Campi do Instituto Federal do Ceará (IFCE) de Iguatu, Cedro e Acopiara estiveram reunidos hoje, 31 de maio de 2021, para discutir e planejar a criação de uma pós-graduação stricto sensu, ou seja, a criação de um curso de mestrado na região.

Foi destacado na reunião que a região Centro-sul tem se tornado, nas últimas décadas, um importante polo acadêmico universitário, contudo carece de oportunidades de formação nesse nível de ensino (pós-graduação), o que obriga a todos(as) os(as) egressos(as) dessas instituições que queiram se qualificar a sair de suas cidades, o que para muitos(as) é um enorme obstáculo, quando não mesmo inviabilizador.

Importante ressaltar que as cinco instituições, muito embora tenham suas peculiaridades e potencialidades específicas, apresentam um grande ponto de convergência que é o fato de em todas existirem cursos de graduação nas diversas áreas de licenciatura (Ciências Biológicas, Letras, Pedagogia, Artes Visuais, Computação, Física, Química, Geografia, Educação Física e Matemática). Deste modo, a proposta do curso de mestrado deverá ser em uma área que possa acolher os(as) egressos(as) das diferentes áreas, ampliando ao máximo o público-alvo da proposta.

No dia 14 de junho de 2021, teremos o segundo encontro. Cada instituição apresentará para as demais as suas potencialidades, o corpo docente com suas respectivas produções acadêmicas, seus grupos de pesquisa, para que se defina com maior clareza o foco principal do mestrado, bem como, as áreas de concentração e as linhas de pesquisa.