Conheça o projeto de extensão LETRAA – Legendistas, Tradutores e Audiodescritores da UECE.
22 de março de 2021 - 12:00
O Grupo LETRAA foi criado em 2015 como parte do projeto de extensão da Universidade Estadual do Ceará, campus FECLI-Iguatu, e é coordenado desde então pela Profa. Sara Benvenuto. Ele é um grupo de pesquisa em acessibilidade audiovisual para pessoas com deficiência visual e auditiva, e atua basicamente nos estudos e prática da Tradução Audiovisual acessível (TAVa), com os recursos de audiodescrição (AD) e legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE) para o cinema e audiovisual. Como grupo de estudos, ele objetiva propor parâmetros sistemáticos para orientar futuros audiodescritores e legendistas a realizarem a acessibilidade de filmes nacionais e material didático do nosso campus da Fecli. O objetivo é fomentar o interesse docente e discente na pesquisa em acessibilidade, bem como facilitar o acesso das produções audiovisuais à comunidade deficientes visuais e auditivos centro-sulense.
Em 2015, o grupo promoveu a primeira sessão acessível da FECLI, em parceria com a Mostra de Cinema de Iguatu. No ano seguinte, 2016, o grupo obteve o 1° lugar na Semana Universitária da UECE, em 2016. No mesmo ano, produziu as legendas do I Cine Ver às Escuras, em Recife. No ano seguinte, organizou o I Ciclo de Estudos em Acessibilidade Audiovisual – I CETAA. Desde 2017, o grupo vem promovendo acessibilidade em diferentes eventos e produtos dos cursos de graduação da FECLI.
(membros do grupo LETRAA na Mostra de Cinema Iguatu)
Neste ano de 2020, o projeto articulou a elaboração de projetos de artigos ou capítulos de livro a serem publicados para divulgar os resultados encontrados nos espaços acadêmicos, apresentação do trabalho “Audiodescrição de memes: uma proposta de sequência didática para aula de língua inglesa acessível” no I Congresso Nordestino de Linguística Aplicada (I CONELA), participamos também da I Semana de Letras Virtual e do bate-papo ao vivo com o Conexão Bandeira das Artes. Além disso, desenvolvemos a publicação do TCC “Audiodescrição de memes: uma proposta de sequência didática para aula de língua inglesa acessível” no repositório de trabalhos de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado na UECE. Dentre os produtos realizados, destacamos a realização de novos produtos acessíveis, com audiodescrições, dentre eles o curta-metragem SALA 3, de Weughardney Maciel, e A ENTREVISTA, de Sara Benvenuto. Na área literária, realizamos a atividade de ledoria de 3 romances, A vida invisível de Eurídice Gusmão, de Martha Batalha, A identidade, de Milan Kundera, e Dias de abandono, de Elena Ferrante. Além disso, audiodescrevemos diversos cartazes sobre eventos acessíveis e diversos outros temas para divulgação nas redes sociais.
Recentemente, o grupo foi convidado para produzir a audiodescrição de uma websérie local intitulada Sertão Delas, de Alexia Duarte e participar da formação em acessibilidade audiovisual do Projeto Universidade Emancipada no Grupo de Trabalho de Saúde Coletiva.
Clique Aqui para ver Portfólio
Clique Aqui para acessar o Instagram do LETRAA
Assista ao curta-metragem Sala 3, clicando aqui.