Oficina de jogos e materiais manipuláveis.
25 de outubro de 2018 - 16:52
25 de Outubro de 2018, 14:36
Â
Â
É importante analisar os métodos de ensino e propor mudanças que tornem as aulas mais dinâmicas. Por meio de outras metodologias o aluno envolve-se nas aulas e sente a necessidade de partilhar com o outro. Ainda que em postura de adversário, quando se aplica o jogo, a parceria é um estabelecimento de relação. Esta relação expõe as potencialidades dos participantes, afeta as emoções e põe à prova as aptidões testando limites. Jogando, o aluno terá oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis à sua futura atuação profissional, tais como: atenção, o hábito de permanecer concentrado, dentre outras habilidades.
Â
As atividades foram propostas em diferentes contextos, apresentando, tanto quanto possível, caráter lúdico e desafiador. Assim, é essencial considerar que as aulas destinadas às experiências Matemáticas devem ser impregnadas de um certo ativismo. Portanto, com o objetivo de subsidiar os professores que trabalham nessa oficina, apresentamos sugestões de sequências didáticas para o trabalho com jogos.
Â
Os jogos compõem uma alternativa interessante de trabalho na construção do conhecimento matemático, pois, ao jogar, os envolvidos são “levados” a tomar decisões no momento da escolha de uma jogada, levantar hipóteses que deverão ser testadas durante o jogo, argumentar na troca de informações e principalmente desenvolver habilidades de observação, concentração e generalização.
Â
Â
Â
Â
Â
Hoje à tarde, A Semana Universitária segue conforme programação do evento:
Â
13:30h às 17:30h
Â
*Encontro de Estágio e Pesquisa: apresentação oral de trabalhos (local: sala de multimeios; laboratórios e sala de reuniões do bloco A).