Dia da Escola é comemorado em 15 de março

14 de março de 2014 - 19:08

 

Escola é um local de aprendizagem que se tornou a base da educação das nações.

No Brasil, as primeiras escolas eram dirigidas pelos jesuítas vindo de Portugal, o período colonial. Mas nem todos eram aceitos. Escravos e mulheres não tinham direito à educação, e os homens brancos acabavam indo estudar nos colégios religiosos.

Com a Constituição de 1988, a educação é um direito de todos os brasileiros e um dever do Estado. Com isso, a todas as pessoas – crianças, adolescentes, jovens e adultos – deve ser dada a oportunidade frequentar uma escola.

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) tem no seu DNA a formação de professores e foi pioneira na interiorização dos cursos de licenciatura.

Vale ressaltar que para ser diretor ou diretor de uma escola não é preciso formação em Pedagogia. Toda e qualquer pessoa graduda em qualquer licencitura pode ser o dirigente maior de uma escola pública.

A UECE oferece 45 licenciaturas presenciais e oito licenciaturas na modalidade a distância, ofertadas pela Universidade Aberta do Nordeste (UAB/UECE).

Dispõe ainda de sete licenciaturas presenciais especiais: Intercultural Indígena, por intermédio do Programa de Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind), Pedagogia para Professores da Educação Básica em Atividade (PARFOR), Programa de Formação Pedagógica para Bacharéis em Química, em Física, em Matemática e em Ciências Biológicas, e Educação para o Campo (PROCAMPO), pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), unidade acadêmica da UECE em Limoeiro do Norte.