Uece, UVA e Urca assinam nota em defesa da atualização do PCCV dos STA

5 de março de 2024 - 10:46

Os servidores técnico-administrativos (STAs) das Universidades Estaduais do Ceará – UECE, UVA e URCA – desempenham papel fundamental para o funcionamento dessas instituições em suas esferas administrativas e acadêmicas, possibilitando o desenvolvimento e a consolidação de universidades de excelência e garantindo o acesso democrático à educação superior pública no estado do Ceará.

Os servidores técnico-administrativos se dedicam a assessorar a vida acadêmica dos estudantes, a concretizar a assistência estudantil aos vulneráveis, a monitorar e aperfeiçoar a infraestrutura física e de sistemas tecnológicos necessários à rotina universitária, bem como a gerir processos administrativos, de pessoal e de patrimônio três grandes universidades.

Para que possam exercer esse papel crucial no funcionamento das instituições de ensino superior do estado, os servidores técnico-administrativos fazem jus a melhores remunerações, pois possuem hoje uma carreira defasada e pouco atrativa, resultando em uma alta rotatividade de profissionais nas instituições.

A atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores técnico- administrativos das universidades estaduais é uma demanda não apenas justa, mas também urgente. Essa reestruturação, além de reduzir as disparidades existentes entre as carreiras do serviço público estadual, repercutirá de forma positiva na excelência do ensino, da pesquisa e da extensão desenvolvidas pelas instituições de ensino superior do Governo do Estado do Ceará.

Para o fortalecimento da UECE, da UVA e da URCA e para que toda a comunidade de profissionais técnicos que atuam nas universidades seja reconhecida em seus saberes e em suas competências, apoiamos a justa demanda dos servidores técnico-administrativos pela necessária reestruturação de carreira da categoria.

Ceará, 4 de março de 2024.

Prof. Hidelbrando dos Santos Soares
Reitor da Universidade Estadual do Ceará – UECE