Assessoria de Comunicação da Uece lança atualização da marca e Manual de Identidade Visual

16 de novembro de 2023 - 20:19

A Assessoria de Comunicação da Universidade Estadual do Ceará (Uece) lança atualização do brasão da universidade, assim como Manual de Identidade Visual, que disciplina usos e dissemina a aplicação correta da marca da Uece. Um trabalho coordenado pela Ascom e desenvolvido pela empresa de design gráfico Um Eme.

A assessora-chefe da Ascom, a servidora Sara Melo, explica as mudanças na marca: “o brasão da UECE foi modernizado dentro de uma proposta de não descaracterizar o anterior, dando ênfase a um ícone mais jovem, moderno e usual, com possibilidades de novas aplicações”.

Ela explica ainda que as cores não foram alteradas e que o trabalho realizado no tocante à policromia foi a padronização para garantir a fidelidade nas diversas aplicações, ajudando a manter a consistência da marca. “Os padrões CMYK e Pantone devem ser usados em materiais impressos. Já RGB e Hexadecimal, em peças com propósito de serem exibidas em algum tipo de mídia digital, como sites e vídeos. Essa padronização, com a indicação dos códigos de cada cor, está descrita no Manual de Identidade Visual”, comenta a gestora.

O objetivo de um Manual de Identidade Visual é orientar e facilitar a utilização correta dos elementos que identificam a marca, orientando sua aplicação. “Sempre que houver dúvidas sobre como se deve aplicar a marca da Uece, o Manual deve ser consultado”, explica a gestora. Ela informa, ainda, que tanto as novas marcas da Uece e de todas as unidades, assim como o Manual estão disponíveis na página da Assessoria no site da Uece em Institucional>Assessoria de Comunicação (acesse aqui).

A partir de agora, todos os materiais gráficos que os diversos setores da Universidade venham a confeccionar devem utilizar a nova marca: “A Ascom fez a alteração para a nova marca no site da Uece e já a estava utilizando na atualização de alguns materiais pontuais, assim como nas divulgações em redes sociais.”. Porém, a orientação é que a troca da marca em materiais permanentes como placas de porta, fachadas etc. só seja feita quando houver necessidade de troca de materiais caso estejam danificados: “Os setores não precisam trocar suas placas ou fachadas apenas para atualizar a marca. Orientamos que essa atualização seja realizada apenas quando o local de aplicação da marca sofra algum tipo de intervenção de manutenção”.

Segue para conhecimento da comunidade acadêmica o novo brasão da FECLESC: