Prof. Dr. Rodrigo Marques no Especial Impactos da Semana de Arte Moderna no Ceará

29 de janeiro de 2022 - 14:22

A estreia do especial ocorrerá com a série “Diálogos Audiovisuais”. A produção em vídeo foi gravada no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc) e resgata o movimento modernista no Estado ao longo de três episódios. O material conta com a participação de Rodrigo Marques, professor de Literatura da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e pesquisador.

Nos episódios, Rodrigo busca destacar que “as circunstâncias históricas da cena literária de Fortaleza permitiram uma recepção específica do modernismo”. Com isso, o Ceará recebeu o movimento ao seu modo “ao mesmo tempo em que se integrou a uma proposta nacionalista”, refletindo “sobre si e sobre sua nacionalidade” a partir do modernismo.

Em sua análise, tanto o Ceará quanto o Nordeste foram “cruciais” para o modernismo, pois, depois dos “anos 20”, passou a ser observado um “predomínio de escritores nordestinos” que compuseram a segunda geração modernista em torno do “romance de 30”. “É um romance neorrealista, mas que é possível após o movimento de 22. A literatura desce do seu altar academicista e começa a usar a linguagem do povo e a falar do Brasil de uma forma não caricata, e até aquilo que era chamado de ‘atraso’ é colocado como uma oportunidade de nacionalidade”, acrescenta.

Por isso, o especial do O POVO também é importante para sair do “eixo Rio-São Paulo” e para apresentar a diversidade da cultura nacional, segundo Rodrigo. Na visão do pesquisador, os vídeos formativos permitirão que o assunto seja debatido por um público maior e para além do campo acadêmico: “O jornal O POVO aposta em um conteúdo de qualidade e em um formato contemporâneo, o que dá uma abertura aos seus leitores para pesquisarem e se aprofundarem no tema”, destaca.

mais em: https://mais.opovo.com.br/jornal/vidaearte/2022/01/29/o-povo-realiza-especial-sobre-impactos-da-semana-de-arte-moderna-no-ceara.html