Lançamento virtual do Livro “Memória, Identidade, Literatura. Vol. 3”

27 de janeiro de 2022 - 10:20

No  próximo dia 31/01, às 15h, haverá o lançamento virtual, pelo Canal do MIHL, do livro “Memória, Identidade, Literatura. Vol. 3, fruto da disciplina ministrada pela professora visitante, Dra. Daniele Barbosa Bezerra. A obra foi  organizada por ela e pelos alunos José Glauber Lemos Diniz e Josiane do Nascimento da Silva, do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras, da Feclesc. Vale ressaltar que esse é o terceiro volume da coleção idealizada pela referida professora, cuja autoria dos artigos acadêmicos são dos alunos que fizeram a disciplina de Memória, Identidade, Literatura, no MIHL, durante a vigência do seu contrato de trabalho na UECE, que finalizará esse mês.

Assista ao lançamento pelo canal: https://www.youtube.com/watch?v=sgFkYkL4tEU

Os artigos  desse terceiro volume são:

“Cartas de Amor: Um namoro e uma família no Oitocentos Cearense” de Alan Philipe Moreira Silveira.

“Memória e Resistência: Enlaces na construção da identidade de uma mulher negra intelectual” de Alana Lessa do Nascimento Silva.

“Memória e Identidade de Moçambique na autobiografia poética de Noémia de Souza” de Antônia Valdilene Rocha de Souza.

“Entre fenômenos e namoradeiras de americanos: Olhares de memorialistas sobre as “Coca-Colas” na Fortaleza dos anos de 1940” de Ariane Rebouças Araújo.

“Persépoles: A Revolução Iraniana e os impactos culturais através das memórias de Marjane Satrapi” de Auriane Ferreira de Sousa.

“Dalinha Catunda: A cordelista do sertão” de Cícero Cosme Freire da Silva Fernandes e Daniele Barbosa Bezerra.

“Surge no interior do Ceará João Capistrano de Abreu: Historiador do Brasil” de Francisco Jairo de Oliveira Barros e Keila Andrade Haiashida.

“Memórias de Assombrração: Entre tempo, espaço e lugar” de Francisco Wellington Gomes Filho.

“A mulher que desafiou o Islã: Memória, Religião, Imigração e Cultura” de Gislene Araújo Gabriel.

“ O elo da memória: Luiz Gonzaga entre o sertão e o migrante nordestino” de João Monteiro Silva Júnior.

“A mulher por trás do reformador: Catarina Von Bora e seu papel na Reforma Protestante” de José Glauber Lemos Diniz e Daniele Barbosa Bezerra.

“Luiz Osvaldo Sant’Iago Moreira de Souza: Memórias de um educador” de Josiane do Nascimento da Silva e Keila Andrade Haiashida.

Memória e Ficação em “Nada de Novo Sob o Sol”, de Lúcia Fernandes Martins” de Michelle Andrade Pereira.

“A representação da memória em “Memórias de Menina e Xerimbado” de Rachel de Queiroz” de Prucina Carvalho Bezerra e Jaquelânia Aristides Pereira.

“Hackeando um tempo mais presente do que imaginamos” de Wes Viana”.

Professora Dra. Daniele Barbosa