Uece assina Acordo de Resultados com o Governo do Estado

3 de julho de 2018 - 04:44

alt

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, e o pró-reitor de Planejamento da Uece, Fernando Santos, participaram de assinatura de um Acordo de Resultados, na manhã desta sexta-feira (29/06), na Secretaria da Ciência e Tecnologia do Ceará (Secitece).

Além dos membros da Uece, foram recebidos pela titular da Secitece, Nágyla Drumond, representantes da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), das universidades do Vale do Acaraú (Uva) e Regional do Cariri (Urca), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec).

alt

Entre as metas estabelecidas para 2018, dentro do eixo Ceará do Conhecimento, estão o alcance de 41,9 mil pessoas matriculadas na Educação Superior do Estado; a concessão de 10.718 mil bolsas para a Graduação e 1.407 para a Pós-Graduação; a reestruturação de 76 equipamentos universitários; o atendimento de 247,3 mil pessoas em projetos de extensão universitária; o desenvolvimento de 58 grupos de pesquisa, entre outros. Para atender os objetivos, serão disponibilizados R$ 355,3 milhões, sendo que a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) será beneficiada com R$ 24,1 milhões.

Além disso, foi firmado o compromisso de aumentar os seguintes índices: sucesso na graduação pública estadual, passando de 47,66% (2017) para 51,7% ( meta de 2018); graduados oriundos da escola pública, saindo de 56,28% (2016) para 60,86% (2018); e aumento do número de alunos titulados nos cursos de mestrado e doutorado em cerca de 6%, passando de 2.246 (2016) para 2.384 (2018).

alt

Outros desafios presentes no documento são, na educação profissional, assegurar a oferta qualificada de formação nos níveis Inicial, Continuada, Técnico e Tecnológica, articulada com as necessidades sociais e regionais; na educação superior, ampliar o acesso com a oferta integrada e de qualidade no Sistema Estadual, priorizando a população mais vulnerável; e, na Ciência e Tecnologia, integrar, dinamizar e popularizar o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação para alcançar o reconhecimento do Ceará como Estado inovador.