I MOSTRA DE FILMES ACESSÍVEIS DA FECLESC

15 de fevereiro de 2018 - 17:06

A FECLESC está na luta pela acessibilidade de pessoas com e sem deficiências propondo ações que minimizem barreiras dentro e fora da Faculdade. Desde dezembro de 2016, com a iniciativa do projeto FECLESC ACESSÍVEL, idealizado pelo diretor da FECLESC, Prof. Luiz Oswaldo Sant’Iago, as questões sobre acessibilidade no audiovisual vêm sendo trabalhadas no curso de Letras. Como resultado, em dezembro de 2017 foi realizada a I Mostra de Filmes Acessíveis da FECLESC, sob a coordenação da Profa. Élida Gama Chaves.

Os filmes exibidos foram seis de curta-metragem, produzidos pela Escola de Cinema do Sertão e um de média-metragem, do quixadaense Clébio Viriato Ribeiro. Todos os filmes foram acessibilizados por alunos da disciplina de Tópicos em Linguística Aplicada, por meio dos recursos de audiodescrição e de legendagem para surdos e ensurdecidos para pessoas com deficiências visual e auditiva.

Confira a lista dos filmes exibidos:

• SEM ÁGUA é só mágoa (Escola de Cinema do Sertão, 5’, Animação, Quixadá, Brasil, 2014)
  • O VALOR de um copo d‘água (Escola de Cinema do Sertão, 5’, Drama, Quixadá, Brasil, 2015)
  • CEDRO livre Cedro Vive (Escola de Cinema do Sertão, 5’, Documentário, Quixadá, Brasil, 2014)
  • A FEIRA (Escola de Cinema do Sertão, 7’, Documentário, Quixadá, Brasil, 2015)
  • IDENTIDADE audiovisual (Escola de Cinema do Sertão, 6’, Documentário, Quixadá, Brasil, 2015)
  • O RELOJOEIRO (Direção: Direção: Lucas Arraes, 5’, Drama, Quixadá, Brasil, 2015)
  • O AUTO DA CAMISINHA (Clébio Ribeiro, 35mm, 45’, Ficção/Comédia, Quixadá, Brasil, 2009)

A mostra de filmes ocorreu na manhã do dia 7 de dezembro e contou com a presença de alunos cegos e surdos do Centro de Formação, Monitoramento e Acompanhamento a Inclusão de Quixadá (FORMAI), alunos e professores de instituições de ensino de Quixadá, intérpretes de LIBRAS, além da imprensa local.

A mostra foi seguida de um debate sobre Acessibilidade no Audiovisual, com a presença de profissionais do audiovisual, pessoas com deficiência visual e auditiva, pesquisadores e profissionais da acessibilidade no audiovisual.

·         Geraldo Cavalcanti – Produtor audiovisual NAVI/ IFCE

·         Aldenisa Peixoto – Professora da UNICATÓLICA
·         Sara Benvenuto – Cineasta e professora da UECE/FECLI

·         Alexandra Seoane  – Pesquisadora do GRUPO LEAD UECE

·         Marlúcia Andrade – (surda) professora do FORMAI QUIXADÁ

·         Vera Santiago – Pesquisadora do GRUPO LEAD UECE

·         Bruna Leão – Tradutora Audiovisual Leão & Braga Audiodescritores Associados

·         Klístenes Braga – Tradutor Audiovisual Leão&Braga Audiodescritores Associados

·         Darlan Mota – (deficiente visual) aluno da FECLESC

O objetivo do evento é levar ao conhecimento do público geral os recursos de acessibilidade disponíveis para cegos e surdos, no contexto do audiovisual, além de sensibilizar cineastas e produtores audiovisuais para a inclusão. A ideia é atuar na formação de público de pessoas cegas e surdas para o cinema e atuar na formação de legendistas e audiodescritores na região do Sertão Central.

Maiores informações com a  profa. Élida Chaves no e-mail: elida.chaves@uece.br