Professor da FECLESC participará de mesa redonda na UNILAB
7 de abril de 2015 - 18:10
No dia 10 de abril de 2015, a partir das 14 horas, se realizará no auditório do Campus da Liberdade (UNILAB), em Redenção, a mesa redonda intitulada Trabalho e Controle Social no Ceará Oitocentista.
O evento integra o calendário de atividades do Grupo de Pesquisa Trabalho, Cultura e Migrações no Ceará (UNILAB) coordenado pelo Prof. Dr. Edson Holanda (IHL/UNILAB), em parceria com o Grupo de Estudo História dos Sertões: trabalho, cultura e sociedade (FECLESC/UECE) orientado pelo Prof. Dr. Tyrone Cândido, professor do Curso de História da FECLESC.
Entre os objetivos da UNILAB está, além da integração com países da CPLP, a promoção do desenvolvimento regional, assim consideramos importante problematizar a formação Histórica e Social do Ceará e regiões tratadas como periféricas. A iniciativa da mesa redonda, pretende refletir sobre as mudanças ocorridas no Ceará ao longo do século XIX, enfocando, sobretudo, as transformações nas relações de trabalho e como a sociedade lidou com essas modificações.
Entendendo que o processo não ocorreu de forma harmônica, os debatedores trazem à reflexão os modos como os poderes locais desenvolveram estratégias de controle e de disciplinamento social a fim de assegurar a formação de uma classe trabalhadora que se queria ordeira, bem como as diferentes táticas utilizadas pelos trabalhadores a fim de garantirem a não sujeição a essas injunções. Logo, as reflexões sobre as questões da incorporação de trabalhadores livres e escravizados ao mundo do trabalho no Ceará e as migrações associadas aos períodos de seca, entre outros temas abordados, podem estimular pesquisas para contextos similares da região nordeste e dos países parceiros da CPLP.