Biblioteca de xadrez

16 de outubro de 2014 - 16:57

Biblioteca de Xadrez é composta dos três livros:

 

Mequinho: o perfil de um gênio, de Rubens A. Filguth

 

A aventura do xadrez, de Edwuard Lasker

 

Finales básicos de ajedrez, de Ruben Fine  

 

A Biblioteca de Xadrez nasceu do habito de alunos dos cursos de Matemática e Física da Feclesc jogarem Xadrez no Setor de Leitura da Biblioteca.

 

Esses alunos traziam seu tabuleiro impresso e nas Mesas de Leitura jogavam, a Biblioteca percebeu que haviam três livros sobre Xadrez no acervo, setor de Artes, onde tem assunto sobre jogos, apresentamos aos Usuários/Jogadores  e os colocamos como CATIVOS para consulta, assim pesquisassem e melhorassem a prática e aprimorassem a técnica.

 

Assim nasceu a Biblioteca do Xadrez da Biblioteca Rachel de Queiroz da Feclesc/Uece.

 

O Xadrez é um jogo que trata de estratégia militar, tem origem na Índia, no tempo das Cruzadas os Europeus tiveram contato com ele através dos Árabes e o popularizaram no Ocidente. Atualmente há torneios de xadrez internacionais pelo mundo, alcançou grande fama nos anos 80. E hoje é mais raro, no entanto se ver pessoas jogando sozinha ou com amigos, em poucas escolas é incentivado o jogo para crianças e adolescentes, mas sua prática pode levar o jogador ou aluno a melhorar a atenção, pois requer raciocínio para movimentar peças no tabuleiro, obedecendo sua lógica que representa uma guerra em campo de batalha, com reis, rainhas, bispos, soldados, peões e estratégias.