FECLESCINE Mês de outubro Tema: Educação

1 de outubro de 2013 - 11:39

FECLESCINE

 

Mês de outubro

Tema: Educação

Horário: 16:30

 

 

Data: 02/10/2013

 

A língua das mariposas

Espanha

Ano 1999

Duração: 96min

Direção: José Luis Cuerda

Roteiro: Rafael Azcona; José Luis Cuerda; Manoel Rivas.

Elenco Geral: Fernando Fernán Gómez, Manuel Lozano, Uxia Bianco, Gonzalo Uriarte, Alexis de los Santos, Jesús Castejón, Guilherme Toledo.

Gênero: Drama

Sinopse: A criança enfrenta muitos desafios no seu primeiro dia de aula, e a presença do professor é muito importante para o processo de superação do mesmo. Em “A língua das mariposas” retrata com clareza a influência de um professor no desenvolvimento do conhecimento pessoal, político e social de uma criança.

Moncho é uma criança de 7 anos que apesar de nunca ter ido a escola ,sabia ler e escrever, e se deparava com seu primeiro dia de aula, muito assustado, pois pensava que o professor fosse igual os da época, agressivo. Mas surpreende-se ao perceber que seu professor Dom Gregório era uma pessoa diferente da que ele imaginava. Dom Gregório um professor tranquilo, e de expressão calma e que garantia a eficiência de suas aulas. E o aluno Moncho se encanta com as aulas do professor, passa a tê-lo como referência e até exemplo. E cria assim, uma relação de professor e aluno.

 

 

Data: 09/10/2013

 

Pink Floyd- The Wall

Reino Unido

Ano: 1982

Duração: 95min

Direção: Alan Parker

Roteiro: Roger Waters

Elenco Geral: Bob Geldof, Christine Hargreaves, Eleanor David, Alex McAvoy, Bob Hoskins, Michael Ensign.

Gênero: Musical

Sinopse: Baseado na história do álbum de 1979 da banda Pink Floyd. Pink Floyd- The wall é considerado um clássico do cinema mundial,por retratar através de cenas memoráveis o que Roger Waters representou, mostrando também seus mais sinceros sentimentos, suas belas composições e suas letras emocionantes. O filme retrata a história de Pink, um roqueiro frustrado, que se sente abandonado no mundo pelos pais, pela fama, pela mulher, culpando-os pelo seu isolamento e insatisfação. Seu pai foi morto na guerra ao defender a pátria não deixou memórias boas, sua mãe superprotetora impediu de evoluir como homem, sua mulher o trocou por outro homem e os professores e a escola- tão bem retratados no filme – o oprimiram por escrever poemas e músicas.

A realidade vira pesadelo, a medida que nos aventuramos pelas dolorosas memórias de Pink cada uma um “tijolo” no muro, que ele tem gradualmente construído em torno dos seus sentimentos.

Este filme dá um exemplo, das razões pelas quais, esses indivíduos talentosos, muitas vezes sofrem.

 

Data: 16/10/2013

 

Os Educadores

Alemanha

Ano: 2004

Duração: 127min

Direção: Hans Weingartner

Roteiro: Hans Weingartner, Katharina Held

Elenco Original: Daniel Brühl, Julia Jentsch e Stipe Erceg.

Gênero: Drama, suspense

Sinopse: Jan e Peter são “Os educadores”: de forma criativa e sem violência protestam contra as injustiças sociais invadindo mansões para deixar um aviso aos milionários, de que seus dias de fortuna estão chegando ao fim. Quando jule, namorada de Peter, resolve participar dessa atividade, invadindo a casa de Handenberg com Jan, enquanto Peter está viajando, a história dá uma guinada inesperada: Segredos serão revelados, sentimentos descobertos, e os educadores terão que mudar radicalmente sua estratégia de protesto.

O filme fala de injustiça, companheirismo, triângulo amoroso, questionamentos filosóficos e sequestro. Tudo isso com um final surpreendente.

 

 

Data: 23/10/2013

 

Os escritores da liberdade

EUA

Ano: 2007

Duração: 123min

Direção: Richard LaGravenese

Roteiro: Richard LaGravenese

Elenco Geral: Hilary Swank, Ricardo Molina, April L. Hernadez, Imelda Staunton, Patrick Dempsey

Gênero: Drama

Sinopse: O filme é baseado na história real de Erin (vivido por Hilary Swank), uma professora novata interessada em lecionar Língua Portuguesa e Literatura para uma turma de adolescentes resistentes ao ensino convencional; alguns estão ali cumprindo pena judicial, e todos são reféns das gangues avessas ao convívio pacífico com os diferentes. Como em outros filmes sobre turmas problemáticas, a professora Erin torna sua tarefa como um grande desafio: educar e civilizar aquela turma estigmatizada como “os sem-futuro” pelos demais professores.

 

 

Data: 30/10/2013

 

O sorriso de Monalisa

EUA

Ano: 2003

Duração: 114min

Direção: Mike Newell

Roteiro: Lawrence Konner e Mark Rosenthal

Elenco Geral: Julia Roberts, Kirsten Dunst, Julia Stiles, Maggie Gyllenhaal e Dominic West.

Gênero: Drama romântico

Sinopse: Julia Roberts vive a professora de história da arte Katharine Watson, que quer romper os

ideais machistas da sociedade americana da década de 50. Mas ela se depara com a resistência das próprias alunas ao ingressar no corpo docente do colégio Weslley. A instituição é famosa por preparar jovens para a vida matrimonial e de dona de casa. Mesmo assim, Katharine decide ir contra as normas para mostrar às estudantes que elas são capazes de enfrentar os desafios da vida adulta sem estar, necessariamente a sombra de um homem.