Pedagogia

O curso de Pedagogia da FECISC possui como objetivo formar um profissional que exerça a docência e a organização do trabalho pedagógico em espaços escolares e não escolares, ou seja, capacitá-lo para que domine tanto o conhecimento específico de sua área de ensino quanto o conhecimento pedagógico geral que o habilite ao exercício das funções docentes e de coordenação pedagógica e administrativa. Na perspectiva, entretanto, de que a escola regular é o campo que mais absorve pedagogos, há uma ênfase na docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais de maneira que o eixo central do currículo da formação docente ocorra numa relação imbricada com a pesquisa e a gestão, visando conferir a este profissional: Compreensão do contexto social da prática educativa como produção histórica; Instrumentalização teórica e metodológica para atuar como docente, sobretudo, em espaços escolares; Capacitação técnico-pedagógica para assumir funções de gestão e apoio à docência em instituições educacionais; Capacidade de produzir conhecimento sobre a educação como suporte para compreensão e ressignificação da prática educativa através da pesquisa. A organização curricular do curso está apoiada nos seguintes princípios:

 

Ética – refere-se à reflexão na prática pedagógica e nas relações interpessoais dos princípios e dos valores de dignidade, de respeito à vida, à diversidade e à singularidade das pessoas, da honestidade, da responsabilidade e da justiça social;

 

Democratização da sociedade e da escola pública – diz respeito ao reconhecimento da necessidade histórica da participação social na construção de novas relações de poder baseada na solidariedade, no companheirismo, no debate e confronto de idéias saudáveis à democracia e no respeito aos diferentes pontos de vista;

 

Formação teórico-metodológica – refere-se à dimensão conceitual e técnica que possibilite uma compreensão crítica, rigorosa e de conjunto da sociedade, do fenômeno educativo e do ensino, bem como favoreça a capacidade de análise e intervenção na realidade;

 

Interdisciplinaridade – relativo à necessidade de inter-relação entre os diferentes campos epistemológicos propiciadores de uma visão totalizante do conhecimento do campo educacional e do ensino;

 

Articulação teoria-prática – consiste no esforço em desenvolver a atividade pedagógica num permanente movimento de ação-reflexão-ação, num vínculo permanente com o cotidiano das instituições educacionais, enfatizando uma atitude de curiosidade, investigação e descoberta;

 

Autonomia – contempla a possibilidade de construção de diferentes percursos formativos na área da Pedagogia através da escolha das áreas de aprofundamento e/ou diversificação de estudos, do elenco de disciplinas optativas e das atividades teórico-práticas.

 

O perfil profissional do Curso de Pedagogia é demarcado de acordo com as competências e habilidades fundamentadas em “princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética(…)” (Art.7º da Resolução CNE/CP Nº2/2015); assim como, é consoante com a proposta de superação da dicotomia teoria e prática e de investimento tanto na compreensão dos condicionantes políticos, culturais e psicológicos da educação quanto na prática investigativa sobre este fenômeno social.