Administração

O Curso de Graduação em Administração da UECE proporciona ao estudante condições de conhecer os fundamentos da administração, suas teorias e os seus processos organizacionais, fundamentados nos teóricos concretos a respeito da ciência administrativa e suas implicações sobre a sociedade, o mundo dos negócios e sobre cada indivíduo. Incluindo na concepção e princípios norteadores as abordagens clássica, estruturalista, humanista, comportamental, sistêmica e contingencial, para planejar, organizar, dirigir e controlar uma organização.

 

O projeto pedagógico do curso traz uma estrutura calcada em concepções filosóficas de Ser Humano, Mundo, Trabalho e Educação em consonância com às teorias da aprendizagem e do desenvolvimento, na perspectiva da formação humana e do trabalho. Estão presentes fundamentos da Filosofia da Educação, da Sociologia do Trabalho, da Administração e da Psicologia. É na interseção entre esses saberes que se consolida a perspectiva epistemológica do PPC e se estrutura tendo como pilares a Constituição Federal, os dispositivos estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9394/96, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional, as demais legislações pertinentes e as concepções sobre ensino e aprendizagem na educação superior, disponíveis na literatura especializada em âmbito nacional e internacional.

 

Os princípios norteadores da proposta de formação profissional estabelecidos para o curso de graduação em administração da UECE incluem mecanismos que possibilitam adequar as atividades acadêmicas (ensino, pesquisa/iniciação científica e extensão), visando o fomento à melhoria da qualidade do ensino, o incentivo às práticas de investigação, à democratização do acesso, à reestruturação dos estágios, as práticas de avaliação e a formação continuada, entre outras.

 

A estrutura curricular do curso está alicerçada nos seguintes princípios:

a) Autonomia – faz referência à capacidade dos alunos de tomar posições e decisões frente às situações contingentes e diversas nas organizações;

b) Teoria-prática – este princípio refuta a ideia de prática como momento de aplicação da teoria, entendendo essas duas dimensões como organicamente vinculadas;

c) Investigação – entendida como exercício sistemático, planejado e coletivo;

d) Interdisciplinaridade – esforço teórico e prático de articulação dos saberes da formação para além dos limites de um componente curricular;

e) Mobilidade nacional e internacional – possibilitando aos alunos o aproveitamento de estudos cursados fora do âmbito da UECE.