UECE é única universidade do Brasil a participar do Innovate4Health 2021.
29 de outubro de 2021 - 12:13
Um projeto inovador para o desenvolvimento de um teste rápido para a detecção simultânea de infecções sexualmente transmissíveis rendeu à Universidade Estadual do Ceará (UECE) uma vaga no Innovate4Health 2021, promovido pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, uma das maiores entidades de saúde do mundo, localizada em Baltimore, nos Estados Unidos. Elaborado pelos estudantes de Medicina Humberto Lucca Andrade Moreira, Emanuel Victor da Silva Lima, Pedro Samuel Mendes Carneiro da Ponte e Larissa Ciarlini Varandas Sales, sob orientação da professora Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur, o projeto concorreu com outras 70 iniciativas do mundo todo e ficou entre as 12 propostas selecionadas para serem desenvolvidas.
Reunião on line da equipe da UECE para o cumprimento de uma das atividades do projeto Innovate4Health 2021
Sobre o projeto
Conforme a professora Tatiana Bachur, o projeto dos estudantes diz respeito ao desenvolvimento de um teste rápido que seja capaz de detectar, simultaneamente, três infecções sexualmente transmissíveis e que possa ser realizado pelo próprio paciente em casa, servindo como uma triagem inicial para que o paciente busque ajuda médica a partir dos resultados obtidos.
Espírito crítico
A professora destaca ainda que o principal objetivo do Innovate4Health é possibilitar que os alunos desenvolvam o espírito crítico acerca de problemas globais relacionados à saúde pública e que utilizem seus conhecimentos e imaginação para que pensem em soluções para estes problemas. “Eles vão ter a possibilidade de receber orientações de líderes e desenvolvedores mundiais de projetos e preparar-se para apresentar a proposta a parceiros que possam, de fato, viabilizar a execução da proposta. Obviamente, as melhores propostas e as mais viáveis poderão ser viabilizadas com mais sucesso; é o que esperamos que os alunos conquistem: a chance de tornar seu projeto algo real e que seja colocado em prática nacional ou internacionalmente”, afirma.
Site: www.uece.br