Instalações

 

O LFCR foi criado em 1997 e já passou por duas reformas, uma em 2033 e outra, bem mais importante, em 2012. Nessa última reforma o laboratório foi dividido em salas específicas, além de outras instalações, para as diferentes atividades desenvolvidas no âmbito do ensino e pesquisa.

 

  • Sala de Biologia Molecular

A sala possui os equipamentos necessários para os experimentos de BioMol, tais como: freezer -80, fornecedor de água ultrapura, equipamentos para PCR (convencional e em tempo real), leitor de placas ELISA.

  • Sala de Coleta de Oócitos e Embriões

Sala utilizada para a coleta de oócitos por laparoscopia (COL) ou para coleta de embriões (por via cirúrgica ou transcervical). É essencial para os experimentos com produção in vitro de embriões.

  • Sala de Preparo de Meios

Ambiente essencial para as atividades de produção in vitro de embriões. Possui fluxo laminar, microscópio trinocular munido de monitor, pH-metro, balanças de precisão, freezer -20 e refrigerador.

  • Sala de Produção In Vitro de Embriões

Ambiente utilizado na prática de produção in vitro de embriões. Nessa sala estão disponíveis os seguintes equipamentos: fluxo laminar, microscópio invertido com micromanipuladores, estufas (CO2 e três gases), multiporador, entre outros.

 

  • Sala de Microscopia Light Sheet

Sala dedicada ao equipamento de microscopia que utiliza a moderna tecnologia de light sheet, a qual pode ser utilizada para estudos detalhados com embriões.

 

  • Sala de Graduandos e Pós-Graduandos

Ambiente dedicado para os alunos de iniciação científica, mestrandos e doutorandos. Às sextas-feiras são realizadas as reuniões semanais do grupo de pesquisa.