LFCR realiza atividade pioneira na produção in vitro de embriões em búfalos
16 de janeiro de 2025 - 11:55
De origem asiática, os búfalos são animais domésticos da família dos bovídeos, criados para a produção de carne e leite. No estado do Ceará, a fazenda Laguna, localizada em Paracuru, é a pioneira na criação de búfalos no Ceará e no final de 2024 fez uma parceria com o LFCR para realizar a produção in vitro de embriões (PIVE) pela primeira vez no Estado do Ceará.
Toda execução técnica ficou a cargo de dois pós-doutorandos do LFCR: Maiana Chaves (bolsista da FUNCAP) e Satish Kumar (bolsista do CNPq), os quais com auxílio de alunos do curso de Medicina Veterinária realizaram as etapas de a) superovulação das fêmeas doadoras, b) coleta, maturação e fecundação dos oócitos, c) cultivo dos embriões, d) transferência dos embriões para fêmeas receptoras e e) diagnóstico de prenhez por ultrassonografia.
Neste trabalho, foram utilizadas sete búfalas doadoras de embriões que produziram 84 oócitos e, após a maturação, fecundação e cultivo in vitro, resultaram em 51 embriões. Alguns desses embriões foram transferidos para cinco fêmeas receptoras que, após ultrassonografia aos 30 dias, verificou-se que duas estavam prenhes, significando uma taxa de prenhez de 40%, resultado superior aos citados na literatura internacional para a espécie. Os partos estão programados para acontecerem no mês de agosto de 2025. Esta foi mais uma conquista técnica obtida pelo laboratório e que deverá ser um importante marco para a bubalinocultura do Ceará.

Búfalas utilizadas no programa de PIVE

Blastocistos bubalinos obtidos por PIVE