Parceria entre Associação dos Criadores e UECE ampliar atendimento veterinário na Expoece
29 de outubro de 2025 - 10:41
A tradicional Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará vai ganhar a presença de mais estudantes, professores e médicos veterinários. Isso, porque a Associação dos Criadores do Ceará (ACC), entidade que desde 1954 realiza a Expoece, assinou, na última quarta-feira (22), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Faculdade de Veterinária (FAVET) da Universidade Estadual do Ceará – UECE.
O Acordo, assinado pelo presidente da ACC, Braga Almeida, e pelo diretor da FAVET, prof. Dr. Isaac Neto, prevê uma série de ações e atividades a serem executadas durante os nove dias do evento. A partir de um estande próprio da FAVET, estudantes e professores do curso de medicina veterinária irão percorrer todos os pavilhões com atendimento clínico, inclusive emergencial, orientação técnica sobre manejo e bem-estar dos animais, e participação nas comitivas de julgamento animal.

Além dos alunos da Uece, a Expoece já tem confirmada a presença de estudantes de outras quatro instituições privadas de ensino superior. Todos irão passar por um inédito treinamento dias antes da realização da Expoece. A iniciativa vai garantir o efetivo início do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), instrumento jurídico utilizado para formalizar parcerias entre órgãos e entidades com o objetivo de realizar ações conjuntas que envolvam a troca de conhecimentos, experiências, recursos humanos e materiais.
Mas a presença do corpo de discentes e docentes da primeira escola de medicina veterinária do Estado do Ceará não é à toa. A Expoece é considerada o principal evento do agronegócio cearense em número de animais expostos para o público em geral. Somente na última edição da exposição, em 2024, foram aproximadamente cinco mil animais entre aves, bovinos, caninos, caprinos, equinos, felinos, ovinos, além dos exóticos/silvestres como alguns répteis.
“Esse acordo inédito vai permitir aproximar dois importantes entes da agropecuária cearense: a UECE, enquanto academia, e a Associação dos Criadores do Ceará, enquanto representante legítima do setor produtivo animal. Para que se tenha ideia da importância desse movimento, na prática, deveremos ter aproximadamente 25 profissionais, entre veterinários e professores, prestando toda a assistência necessária aos animais durante os nove dias da Expoece 2025”, destaca o prof. Dr. Isaac Neto – diretor da Faculdade de Veterinária (FAVET) da UECE.
A Faculdade de Medicina Veterinária é mais antiga até que a própria Universidade Estadual do Ceará. A FAVET foi fundada em 1963 no centro de Fortaleza, onde antes funcionava o hoje extinto Departamento de Biologia da Secretaria de Agricultura e Obras Públicas. Somente a partir de 1975, com a criação da universidade estadual, é que a FAVET passou a integrar a UECE.
“Estamos dando um importante passo em direção ao aperfeiçoamento técnico dos processos existentes no manejo dos animais que são expostos ao público na Expoece. A mais tradicional exposição agropecuária precisava dar esse salto de qualidade no atendimento aos nossos animais, que vem de todo o Brasil para Fortaleza. Afinal, são esses animais as grandes estrelas dessa festa do agronegócio cearense”, conclui Braga Almeida, presidente da Associação dos Criadores do Ceará.
SERVIÇO
Expoece 2025
Data: 08 a 16 de novembro de 2025
Hora: 08h às 22h
Local: Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza/CE
Mais informações: https://linktr.ee/criadoresassociacao