Histórico

 

Em 1983, foi criado o curso de Pedagogia em Crateús, instalado provisoriamente em um prédio cedido pela Prefeitura, na rua Frei Vidal da Penha S/Nº. Na época, foi nominada de Faculdade de Educação e Letras de Crateús.

No ano de 1984, o curso foi reconhecido e foi criada a Faculdade de Educação de Crateús (FAEC). Por mais de 8 anos, a unidade funcionou como extensão da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Somente com a criação do Departamento de Educação da FAEC, em 1992, passou a possuir um quadro de professores vinculados ao curso e à Unidade. Após a criação do curso de Medicina, no ano de 2022, em 19 de maio de 2023, foi aprovada a Resolução nº 1850/2023 – CONSU, que alterou a denominação da Faculdade de Educação de Crateús para Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús, permanecendo a mesma sigla FAEC.

A cada mandato, pela integração entre gestores, corpo discente, corpo docente e servidores técnicos, a FAEC avança na luta por melhores condições, por mais espaço físico e por mais cursos de graduação presenciais. Depois da cessão do CVT para a FUNECE, nossa última conquista foi o recebimento da primeira etapa do novo prédio da FAEC, denominado campus Aeroporto. Prédio onde estamos em funcionamento atualmente. A UECE possui uma política de apoio à acessibilidade e à inclusão, desenvolvida pelo Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Altas Habilidades/Superdotação e Mobilidade Reduzida – NAAI. Na FAEC, já temos a nossa célula do NAAI, fundamental para o apoio aos estudantes PcD (pessoas com deficiência).
Visando a permanência universitária, atualmente, os estudantes são beneficiários de bolsas estudantis, em diversos programas: iniciação científica, extensão, monitoria, jovens talentos, iniciação à docência e assistência estudantil.

Desde 1983, a FAEC forma profissionais capacitados, durante esse tempo, estiveram na direção da unidade os seguintes diretores:

Samuel Lins Cavalcante
José Vagno Mota
Luis Carlos Leite Melo
Elda Maria Freire Maciel
José Rômulo Soares
Maria Ivane Sales
Maria Edleuda Ferreira Rodrigues
José Ossian Gadelha de Lima
Cléia Rocha de Sousa Feitosa
Maria do Socorro Lima Marques França
Helena de Araújo Freres
E atualmente como diretora, a professora Liezelotte Rezende Bomfim.