FAEC realiza a IV Semana de Educação e Ciência – SEC
20 de setembro de 2019 - 18:41
Aconteceu na Faculdade de Educação de Crateús – FAEC, durante os dias 17 a 19 de setembro de 2019, a IV Semana de Educação e Ciências – SEC intitulada “Educação e Ciências em tempos de resistência”.
A SEC promoveu momentos de estudos e debates acadêmicos sobre a educação e a formação docente no contexto do semiárido, enfatizando os desafios inerentes ao cenário atual.
No evento, foram realizadas mesas redondas com temáticas que abordaram os enfrentamentos e ataques que permeiam a educação brasileira, minicursos e oficinas de variados temas visando ampliar o espaço de discussão acadêmica, como também a apresentação de trabalhos científicos relacionados às diferentes áreas do conhecimento que compõem os cursos desta Faculdade.

Palestra Curso de História “A História nos tempos de resistência: que lições podemos aprender?” com a Prof.ª Marineide Ferreira (SEDUC/ EEMTI Lourenço Filho

Palestra Curso de Química “Divulgando a Química por meio de cordéis e podcasts” com o Prof. Batista Júnior (SEDUC -EEM Estado de Alagoas)

Mesa redonda Curso de Ciências Biológicas: “Educação contextualizada no Semiárido cearense: uma proposta a ser implementada nos PCCs dos cursos de formação de professores” com Prof.ª Regina Coele (UECE – FAEC), Erbênica de Sousa e Marcones Silva (Cáritas Diocesana de Cráteús)

Palestra Curso de Pedagogia: ”Formação de Professores em tempos de crise: resistência e utopia” com a Prof.ª Adriana Calaça (IFCE – Crateús)
Na Conferência de abertura cujo tema foi “Educação e ciência: como resistir em tempos de cortes público e crise política” o Professor Rafael Silva , UFC Campus Crateús, afirmou que “A Educação será tão forte quanto forte for o grau de envolvimento social”.

Professor Rafael Silva (UFC Campus Crateús)

Conferência de abertura IV SEC-FAEC

ABERTURA da IV SEC-FAEC
A palestra “Desafios à formação de Professores no Brasil de 2019” marcou a conferência de encerramento da IV SEC. Na ocasião, a Palestrante da noite, Professora Isabel Sabino (UECE/CED/PPGE), deixou um pedido “Vamos à luta, vamos resistir, vamos defender a Universidade Pública e uma formação que nos emancipe”.

Professora Isabel Sabino (UECE/CED/PPGE)

Conferência de encerramento IV SEC-FAEC
É necessário fomentar a defesa por uma educação de qualidade, pública e gratuita, a qual todos possam ter acesso, uma vez que é por meio da educação que se pode vislumbrar uma perspectiva de desenvolvimento social, econômico e cultural do país, em especial de regiões menos favorecidas. Questões essas que não podem deixar de serem discutidas de forma contextualizada, evidenciando as particularidades da nossa região do Semiárido.