Mais 2 novos professores efetivos da Uece tomam posse

4 de setembro de 2023 - 14:14 # #

Foram empossados no final da manhã desta quinta-feira, 31 de agosto, mais dois novos professores efetivos da Universidade Estadual do Ceará (Uece) que serão lotados nos novos cursos de graduação de Cratéus e Aracati.

Os novos docentes efetivos da Uece, professor Luiz Pedro da Silva Barbosa, vai ministrar aulas na Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Litoral Leste (FECIL), em Aracati e o professor Leandro Araújo da Costa exercerá suas atividades na Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús, unidades integrantes da Uece, no Interior do Estado do Ceará.

A mesa de trabalhos da cerimônia de posse aconteceu na reitoria e foi composta pelo reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; a pró-reitora de Graduação, professora Mazza Maciel; o chefe de gabinete da reitoria, professor Altemar Muniz; e diretor do Departamento de Gestão de Pessoas, professor Paulo Marcelo Moreira.

Os novos servidores foram nomeados através de ato governamental publicado no diário oficial Nº 134, datado de 18 de julho de 2023 do Estado do Ceará. Após a assinatura do termo de posse, cada docente recebeu das mãos do reitor o ofício de apresentação para exercício das funções de docente e o novo botton da Uece.

Em sua fala, o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares destacou “Os novos professores concursados da Uece têm pela frente um desafio de desbravar a realidade social do estado do Ceará. Os alunos aprovados, neste ano, para os cursos de Medicina implantados pela Uece em Quixeramobim e Crateús são filhos de pequenos agricultores, de trabalhadores sem terra, de motoristas, de professores, de servidores públicos etc, e 50% deles ocupam as vagas que a Uece destina aos alunos egressos da escola pública”. Fizeram o uso da palavra também, a pró-reitora de Graduação, professora Mazza Maciel e o chefe de gabinete, professor Altemar Muniz.

Expansão e interiorização da Uece

Na expansão, a Uece implantou novos campi em Aracati (Licenciatura em Matemática e em Letras: Português/Inglês), Canindé (Administração e Pedagogia) e Quixeramobim (Medicina), e implementou novos cursos em dois campi já existentes, em Crateús (novo curso de Medicina) e Tauá (novo curso de Medicina Veterinária) e Mombaça (Sistemas de Informação). Para isso, foi realizado o maior concurso público para docentes do Ensino Superior do Brasil, com 365 vagas para a Uece.

A Uece atualmente oferta 92 cursos de graduação presenciais e na modalidade de Educação a Distância (EaD), totalizando 17.822 alunos de graduação e 2.708 discentes de pós-graduação. Outra novidade é o curso de bacharelado em Direito, criado em dezembro de 2022, com aprovação do Conselho Universitário (Consu/Uece). O projeto pedagógico do curso foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe/Uece), em junho de 2023, e está pronto para ser ofertado no vestibular 2024.1, com processo já iniciado. Serão 40 vagas para o curso de Direito, que será ofertado anualmente e terá as aulas no período noturno.