Biblioteca Prof. Luis Palhano Loiola da Faec, campus Crateús, cria seu Acervo Inclusivo

14 de dezembro de 2022 - 16:25

A Biblioteca Prof. Luis Palhano Loiola da Faec, campus Crateús, cria seu acervo inclusivo, desde 2021 vem buscando compor um acervo de livros especiais que atenda a Usuários com especialidades que ingressam na faculdade. Assim respondendo a Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência que consta no (Estatuto da pessoa com deficiência): Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. A Faculdade de Educação de Crateús tem todo o semestre o ingresso de um aluno com especialidade, tendo 05 alunos com baixa visão, 05 com surdez e 01 com cegueira dados do Naai/Sisacad-Uece. A BPLPL entrou em contato com instituições públicas publicadoras de materiais especiais, foram conseguidas por solicitação, publicações para os usuários com cegueira, baixa visão, sugeridas pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência da Faec. Esse material esta sendo registrado, catalogado para o empréstimo domiciliar. O acervo inclusivo fica em estantes juntas das do acervo geral, para o acesso e em mostruário. As instituições contatadas foram Instituto Benjamin Constant para Cegos – IBC (criado pelo decreto n. 9 de 21 de nov. 1889, pioneiro nessas publicações), a Biblioteca do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES, e a Coordenação de Edições Técnicas do Senado – COEDIT, (desta já recebíamos livros acadêmicos e verificamos que também haviam livros em braille) que publicam e distribuem material paradidático, didático e acadêmico para alunos especiais de estabelecimentos de educação pública e fomos atendidos com: 50 livros (e mais 50 da segunda vez), 20 revistas em braille e baixa visão, 13 áudio livros, do Instituto Benjamin Constant para Cegos, 32 livros em braille da COEDIT, e a Fundação Dorina Dowill para Cegos 06 livros de literatura (e pedidos mais 03 braille e baixa visão), 06 áudio livros e ainda solicitados 35 livros acadêmicos, sobre o ensino em libras (ainda não recebidos) da Biblioteca do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. Ao todo adquirimos 212 publicações, em braille, impressas em fonte ampliada para baixa visão, áudio livros, calendários, tabelas e álbuns da Copa do mundo do Qatar de 2022. A Biblioteca da Faec tem como missão dar fomento à pesquisa e informação para a criação do conhecimento científico e filosófico dos usuários com especialidades, que ingressam semestralmente nos cursos de licenciaturas em Pedagogia, Química, Ciências Biológicas, História e Contabilidade em EAD da faculdade.