Faec realiza culminância da disciplina Estudos Integrados 2019.1
1 de outubro de 2019 - 11:37
Aconteceu na FAEC, nos dias 24 e 25 de setembro, a culminância da disciplina Estudos Integrados do semestre 2019.1.
Estudantes veteranos de todos os semestres do curso de Licenciatura em Pedagogia realizaram apresentações sobre a vida e a obra de Paulo Freire. Orientados – por professores (as) dos Estudos Integrados – a lerem os livros: Ação Cultural para a Liberdade, Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Esperança, Cartas à Guiné Bissau, Pedagogia da Autonomia, Pedagogia da Indignação dentre outros, e ainda pesquisarem a biografia do autor homenageado, os estudantes sistematizaram ideias que foram apresentadas em um verdadeiro manifesto acadêmico sobre a Educação Libertadora.
Nas diversas apresentações, grupais ou individuais, os estudantes e as estudantes, utilizaram recursos diversos: narrativas dramatizadas; paródias e emboladas; desenhos e caricaturas; poesias e cordéis, além de cartas endereçadas a professores e alunos novatos; exposições com vídeos de textos e resultados de entrevista.
Na noite do dia 24, no encerramento foi realizada uma roda de conversa com representação de mulheres do povo indígena Kariri Tabajara; da Frente Social e Cristã e Irmandade do Servo Sofredor.
Na manhã do dia 25, houve no momento uma caixa de perguntas a serem sorteadas e respondidas, e assim, uma síntese de informações premiada com distribuição de pirulitos para os participantes.