Alunos da FAEC são premiados na 10º Edição do Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia

26 de abril de 2019 - 22:52

A Faculdade de Educação de Crateús – FAEC/UECE foi destaque no X Simpósio Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia (X SNEE), que aconteceu na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, entre os dias 22 e 26 de abril.

Estudantes do curso de Ciências Biológicas da FAEC venceram os dois principais prêmios do evento em âmbito de graduação: melhor banner e melhor apresentação oral. Os trabalhos premiados foram apresentados pelos alunos Maria Taís Aleixo Paz (melhor apresentação oral) e Marcos Paulo Lopes Rodrigues (melhor banner); orientados pela Professora Shirliane de Araújo Sousa. Os trabalhos contaram com a parceria do Professor Doutor Wedson de Medeiros Silva Souto, da Universidade Federal do Piauí, referência na temática de caça de animais silvestres na região nordeste.

Aluno Marcos Paulo Rodrigues e sua orientadora, Professora Shirliane, recebendo o prêmio de melhor banner

Aluna Taís Aleixo e sua orientadora, Professora Shirliane, recebendo o prêmio de melhor apresentação oral

Professora Shirliane de Araújo Sousa premiada pelas orientações no X SNEE.

O evento contou com a participação de pesquisadores renomados da área de todo o Brasil e vem tomando proporções relevantes dentro do meio acadêmico e científico. O tema do evento, “Lições do passado e perspectivas para o futuro”, evidencia o constante desafio da conciliação dos objetivos científicos com as prioridades das populações tradicionais, o reconhecimento dos seus direitos e a garantia da manutenção dos recursos naturais, valorizando a propriedade intelectual do conhecimento tradicional de cada população.

Apresentação do trabalho premiado

Equipe premiada: Professora Shirliane Araújo; alunos Taís Aleixo, Marcos Paulo e Edilane Ribeiro, e Prof. Dr. Wedson Medeiros Souto.

A valoração da fauna regional e dos conhecimentos populares e locais são fundamentais durante a construção de processos educacionais e as conquistas e reconhecimento de prêmios que priorizam o mérito acadêmico, como este, provam a importância e a necessidade das contribuições de pesquisas geridas nas Universidades públicas.

Alunos e professora premiados com certificado de melhor trabalho e livros da temática.