Alunos da FAEC participam de Congresso Internacional em Belém-PA

13 de agosto de 2018 - 23:41

Foi realizado de 7 a 10 de agosto de 2018 em  Belém-PA o  XVI Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia, em conjunto com XII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia. Dois alunos da FAEC do curso Ciências Biológicas, Débora Gonçala Gomes da Silva e Marcos Paulo Rodrigues, juntamente com o professor do curso, Marcelo Campelo, estiveram presentes.

.

Professor Marcelo Campelo e aluna Débora Gonçala

O momento foi organizado pela Universidade Federal do Pará e o Museu Paraense Emilio Goeldi, em colaboração com a Sociedade Internacional de Etnobiologia (ISE) e a Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE).

O evento teve como tema central ” Belém + 30″ e os direitos dos povos indígenas e populações tradicionais e a conservação da biodiversidade três décadas após a Declaração de Belém. O objetivo deste congresso foi refletir sobre a Declaração de Belém e o campo da Etnobiologia ao longo dos últimos trinta anos, focando nos avanços e desafios científicos, éticos, jurídicos e políticos relacionados aos povos indígenas e populações tradicionais e o uso sustentável da biodiversidade.

Belém + 30

Os alunos tiveram a oportunidade de participar do minicurso intitulado: “Contribuições da etnobiologia para formação de professores de Ciências no diálogo intercultural”, e de vivenciar experiências singulares, como o contato com a cultura indígena e de populações tradicionais ribeirinhas do norte do País.