CURSO DE GEOGRAFIA UAB/UECE-FAEC REALIZA AULA DE CAMPO EM CRATEÚS-CE
28 de junho de 2018 - 22:13
No último sábado (23/06), foi realizada uma aula de campo ministrada pela Prof.ª Dr.ª Cristiane França, na disciplina Geografia Agrária, que possibilitou à turma do 3º semestre do curso de Geografia da UAB/UECE-FAEC ter uma melhor visualização dos processos políticos, econômicos e sociais da região dos sertões de Crateús-CE.

Saída da FAEC para a aula de campo
Para aprofundar a compreensão da temática abordada, a turma, no primeiro momento, visitou o Acampamento Besouro, no Distrito de Cabaças, onde discutiu-se a obra lago de fronteiras e seus impactos na vida dos trabalhadores rurais da região. Em seguida, os estudantes debateram e conheceram a história e todo o processo de formação do Assentamento Palmares, todos localizados em Crateús-CE.

Chegada ao Acampamento Besouro

Conhecendo o Acampamento besouro
Essa aula diferente e memorável contou com a colaboração e parcerias do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST, curso de Geografia do IFCE campus Crateús, curso de Engenharia Ambiental da UFC de Crateús, professor Emílio, tutora a distância professora Dra. Luana Bandeira, e do tutor presencial professor Samuel Araújo, como também da gestão da Faculdade de Educação de Crateús – FAEC, que prontamente atendeu as solicitações da turma de Geografia da UAB/UECE.

Explanação sobre o Assentamento Palmares

Entrevista Profª Cristiane e alunos na Rádio Camponesa em Palmares
Aulas como essa, do ensino na modalidade semipresencial da Universidade Aberta do Brasil- UAB, fazem parte do esforço da Universidade Estadual do Ceará –UECE e da Faculdade de Educação de Crateús –FAEC de democratizar o acesso ao ensino superior público de qualidade, principalmente nos municípios da região dos sertões de Crateús-CE.

Apresentação cultural no Assentamento Palmares

Explanação sobre o Assentamento Palmares
Espera-se, pois, com essas atividades emergir da profundeza da história oficial, que é a história da classe hegemônica, na maior parte das vezes, e dar voz aos sujeitos que historicamente vêm sofrendo com as perversas formas de opressão, expropriação e desterritorialização no âmbito da luta de classes no processo longo de desenvolvimento socioespacial brasileiro.

Vista do Acampamento Besouro

Chegada ao Acampamento Besouro
Fonte: Professor Samuel AraújoÂ