Estudo da analogias presentes no volume 3 das coleções: ‘Ser Protagonista – Química’ e ‘Química na Abordagem do Cotidiano’
14 de setembro de 2017 - 18:45
ESTUDO DAS ANALOGIAS PRESENTES NO VOLUME 3 DAS COLEÇÕES: ‘SER PROTAGONISTA’ – QUÍMICA’ e ‘QUÍMICA NA ABORDAGEM DO COTIDIANO’.
Proponente: Prof. Dr. José Ossian Gadelha de Lima
As analogias estão inseridas em diversas situações do dia a dia e configuram-se numa tentativa de explicar algo para outra pessoa, ou até mesmo de entender uma nova ideia associada a informações já conhecidas. A utilização das analogias é comum em livros de Ciências da Natureza, sobretudo devido à existência de numerosos conceitos abstratos nas ciências que compõem essa área do conhecimento. Considerando tais fatores, o presente projeto apresenta a proposta de um estudo sobre as analogias encontradas no volume 3 de duas coleções de livros adotadas no Ensino de Química do Nível Médio: ‘Química na abordagem do cotidiano’, de Eduardo Leite do Canto e Tito Miragaia Peruzzo, e ‘Ser protagonista – Química’ organizado por Murilo Tissoni Antunes. Após a leitura integral das obras, identificar-se-ão as analogias as quais serão divididas e classificadas conforme sistema de categorias adaptado de outros estudos. Também serão discutidos apontamentos sobre o uso adequado das analogias em textos e em sala de aula, bem como sobre o papel dos professores no uso desse tipo de recurso. Esta proposta, pois, visa auxiliar os licenciando em Química, os profissionais da educação e os estudantes a perceberem a importância dessas instrumentações para uma melhoria do Ensino de Química.
Aluna de Iniciação científica: MÁRCIA JAYANE NASCIMENTO MACHADO
Bolsa: IC- UECE
O projeto está vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação e Ciências da Natureza (GPECINA).
VIGÊNCIA: 2017
Resultado da aprovação:
http://www.uece.br/propgpq/index.php/downloads/doc_download/2124-anexo-b-programa-ic-uece-2017-2018