FACEDI recepciona seus alunos em Semana de Integração. Veja como foi a programação de cada Curso

12 de março de 2023 - 11:44 # # #

Durante os dias de 27 de fevereiro a 03 de março e 17 de março ocorreu a Semana de Integração (SI) na FACEDI. Além da programação geral da UECE, veiculada pelo canal oficial no youtube, cada curso promoveu momentos de integração e recepção de alunos com apresentações das coordenações e Centros Acadêmicos (CAs) e acolhida de calouros.

Em sua SI, que ocorreu nos dias 02 e 03 de março, o curso de Ciências Biológicas iniciou suas atividades com café da manhã partilhado com calouros e veteranos, momento de acolhida, integração e visita dos estudantes às dependências da FACEDI. A visita foi conduzida pela Direção do campus e coordenação do Curso de Ciências Biológicas. No ultimo dia de evento, houve apresentação do corpo docente e encontro dos calouros com o CA e a Representação estudantil.

O curso de Licenciatura em Química promoveu café da manhã seguido de apresentação da coordenação e direção, tour pelo campus e apresentação do “Tubo de Ensaio” no seu primeiro dia de SI (28/02). O segundo dia de evento (01/03) iniciou com momento de integração entre os alunos do curso com aclamação da nova composição do CA de Química. Em seguida, os alunos participaram de palestra sobre a “Linguagem no ensino de Química”, ministrada pela Profa. Edinilza Feitosa, que também apresentou as pesquisas de seu estágio pós-doutoral.

O curso de Pedagogia promoveu palestras nos dois dias de evento. No primeiro dia, a Profa. Renata Maranhão ministrou a palestra “Trajetórias LGBTQIA+ em pequenas localidades: disrupturas do cotidiano” (01/03). No dia 02/03, o Prof. Alex Santos falou sobre “Zeitgeist da extensão universitária na formação acadêmica: tecendo os fios de uma pedagogia da práxis e crítico-libertadora”. O evento foi encerrado com momento cultural com apresentação musical.

A SI do Curso de Ciências Sociais, que ocorreu no dia 17 de março, promoveu debate sobre “Parques eólicos e territorialidades no litoral do Ceará”. Na mesa expositora, participaram: Valyres Sousa, pescador e morador nativo de Caetanos de Cima (Assentamento Sabiaguaba) e integrante da Articulação Povos de Luta; Carine Santos, militante, filha de pescador artesanal e educadora da Escola do Campo Nazaré Flor e Júlio Holanda, professor da rede estadual e pesquisador na área de justiça ambiental e energias renováveis.