Em colação de grau, FACEDI celebra a formação de 36 novos profissionais

17 de fevereiro de 2023 - 20:39 # # # #

A Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE) realizou, na última quarta-feira (15 de fevereiro), a cerimônia para a colação de grau de 36 formandos.

Colaram grau os alunos dos cursos de Licenciatura em Química, Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia.

A cerimônia, que depois de três anos ocorreu no Auditório da FACEDI, foi conduzida pela Professora Norma Almeida, em noite solene que reuniu concludentes, familiares e servidores da UECE.

Estiveram presentes e compuseram a mesa o Reitor da Universidade Estadual do Ceará, professor Hidelbrando Soares; o Chefe do gabinete da UECE, professor Altemar Munis; a Pró-reitora de graduação,  prof. Maria José Camelo Maciel; a Pró-reitora de Políticas Estudantis, prof. Mônica Duarte; a Pró-reitora de Extensão, prof. Anesilane Gomes; a diretora da FACEDI, profa. Ana Paula Oliveira; o vice-diretor da FACEDI e paraninfo da turma de Química, prof. Francisco Furtado Lins; a oradora docente, profa. Claita Carneiro; o coordenador do curso de Ciências Sociais, prof. Pedro da Costa Jr; o coordenador do curso de Química, prof. Petronio Souza; a coordenadora do curso de Biologia e patronesse da turma, profa. Norma Almeida; o coordenador do curso de Pedagogia, prof. José Alex Soares Santos; a paraninfa do curso de Biologia, prof. Isabel Cristina Santana; o paraninfo da turma de Pedagogia, o prof.
Mirtiel Moura.

A oradora discente, Elisa Cristina de Lima, concludente do curso de Pedagogia, relembrou das trajetórias percorridas pelos estudantes e dos obstáculos enfrentados, sobretudo no período pandêmico. Ao final, agradeceu os esforços individuais e coletivos de alunos, professores e familiares para a conclusão do curso, citando Paulo Freire: “O educador se eterniza em cada ser que educa”.

“Uma de minhas missões como docente é despertar nos meus alunos e alunas a paixão de ensinar”, pontuou a oradora docente, profa. Claita Carneiro. Em discurso emocionado, ressaltou a universidade como um espaço não apenas de aprendizado, mas de compartilhamento de valores como amizade, trabalho em equipe e, sobretudo, cidadania e luta pela garantia de direitos.

Após o juramento, o reitor Hidelbrando Soares encerrou a solenidade defendendo a universidade pública como um espaço de inclusão social e defesa da democracia: ”Não dá para falar em nada sem falar em política. O que fazemos são atos políticos por natureza: estudar, pesquisar , ensinar, debater e construir ideias são atos políticos e fazem parte da vida acadêmica e por isso assumimos o dever de atuar pela defesa inegociável da democracia”.