Laboratório LUTEMOS realiza Dia de Campo no Assentamento Maceió e na serra de Itapipoca

3 de janeiro de 2023 - 20:47

O Laboratório Universitário de Educação Popular, Trabalho e Movimentos Sociais (LUTEMOS – FACEDI/UECE) realizou, nos dia 15 e 20 de dezembro, o Dia de Campo. As atividades, de caráter transdisciplinar, envolveram turmas dos quatro cursos em atuação na FACEDI (Pedagogia, Ciências Biológicas, Química e Ciências Sociais) e teve como um dos principais objetivos conhecer os diferentes modos de vida e saberes das populações locais. As atividades foram conduzidas pelo professor Célio Coutinho, coordenador do LUTEMOS além dos professores Sahmaroni Rodriges, Benedito Montenegro, Melina Gomes, Laís Santos e Jersey Oliveira.

No dia 15 de dezembro, o Dia do campo visitou o Assentamento Maceió, assentamento do Movimento Rural de Trabalhadores Sem Terra (MTST) localizado na região praiana do município de Itapipoca. Na ocasião, foram realizadas atividades vinculadas aos Projetos de Extensão e Iniciação Artística, “Escola Orgânica” e “Poesia e Emancipação Humana”, respectivamente.

Para o coordenador do projeto, professor Célio Coutinho, o “Dia de campo foi importante porque fez com que estudantes e professores, nesse intercâmbio, pudessem se apropriar mais do modo de vida (das populações) do litoral, em particular na Escola do Campo do assentamento”.

No segundo Dia de campo (20/12), o LUTEMOS visitou a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, na Serra do Arapari. Considerado marco histórico para Itapipoca, a Igreja de Nossa Senhora das Mercês tem mais de 200 anos. Além da Igreja, professores e estudantes também visitaram a região do Quandú onde conheceram os modos de vida, produção e saberes dos camponeses moradores da região serrana de Itapipoca.

Em ambos os momentos, professor Célio Coutinho ressaltou a questão da agroecologia como características marcantes das comunidades visitadas e enfatizou a importância do intercâmbio entre alunos, professores e comunidade.