Cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas da FACEDI são estrelados pelo Guia da Faculdade

5 de novembro de 2022 - 08:52 # # # # #

A Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE) é ranqueada no Guia da Faculdade 2022, realizado pelo jornal Estadão, em parceria com a startup Quero Educação. O Guia da Faculdade promove avaliação universitária de cursos de graduação por todo o país.

Mais de 17 mil cursos de graduação do Brasil foram avaliados, dos quais 5.959 foram classificados entre Excelentes, Muito Bons e Bons, com 5, 4 e 3 estrelas, respectivamente, sendo considerada a qualidade do projeto pedagógico, do corpo docente e da infraestrutura dos cursos.

Entre os cursos da FACEDI, dois aparecem na lista: o curso de Licenciatura em Química (4 estrelas) e o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (3 estrelas).

Outros cursos da UECE também aparecem na lista. Ao todo, a universidade se destacou com 60 cursos estrelados, sendo eles, 51 presenciais, das unidades de Fortaleza (25), Quixadá/Feclesc (7), Limoeiro do Norte/Fafidam (7), Iguatu/Fecli (5), Crateús/Faec (3), Itapipoca/Facedi (2) e Tauá/Cecitec (2); e nove são cursos EaD – Educação a Distância.

Como funciona

O Guia da Faculdade utiliza metodologia conhecida como “avaliação por pares”. Em 2022, contou com mais de 10 mil professores universitários de todo o país para avaliação dos cursos, seguindo as seguintes etapas:

Etapa 1: O Guia da Faculdade convida todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) para terem seus cursos avaliados. Após se cadastrarem para participar da avaliação, as instituições indicam todos os cursos superiores que estão recebendo novos alunos.

Etapa 2: Para um curso ser avaliado, ele precisa atender a alguns critérios, como: ter a titulação de Bacharelado ou Licenciatura; ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados (até o final do ano de 2020) e; ter ao menos uma turma em andamento.

Etapa 3: Os coordenadores dos cursos aptos a serem avaliados recebem um questionário para preencher no qual podiam apresentar as principais características da sua graduação.

Etapa 4: Para avaliar os cursos, o Guia da Faculdade convida professores universitários de todo o país.

Etapa 5: Com a média de suas notas, os cursos são apresentados pelo Guia da Faculdade em faixas de estrelas, segundo os conceitos abaixo:
• 5 estrelas (excelente)
• 4 estrelas (muito bom)