FACEDI participa da elaboração de Política Municipal Socioambiental de Itapipoca

3 de novembro de 2022 - 13:43

Na última terça-feira (01/11), a Câmara Municipal Itapipoca foi palco do debate sobre o projeto de Lei para a construção da Política Municipal Socioambiental de Itapipoca. Participaram do momento, a representante do Instituto do Meio Ambiente, Karol Oliveira; o presidente (da Câmara?) Paulo Diniz; a coordenadora do AJA, Natividade Santos; o secretário de Educação, Pedro Neto; a representante da FACEDI, Professora Norma Almeida; a representante do Gabinete do prefeito, Cleyciane além do assessor jurídico do IMMI, Lindemberg Alves.

A Política Municipal Socioambiental é um Projeto de lei que nasceu dos debates realizados no bojo do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) e que visa fortalecer medidas de preservação do meio ambiente no município de Itapipoca. Através da cooperação entre diferentes secretarias municipais como Secretaria de Educação, de Turismo, de Cultura, Gabinete do Prefeito; com representantes da sociedade civil a exemplo das comunidades quilombolas, Coordenação dos Agentes Jovens Ambientais, agricultores e comunidade científica representada pela FACEDI, o Projeto de lei visa o trabalho coordenado em diferentes frentes de atuação.

Como importante Instituição de Ensino Superior no município, a FACEDI terá papel de destaque na Política Municipal Socioambiental através de ações de educação ambiental seja nas escolas seja na formação de professores de Itapipoca e região.

Dentre as ações desenvolvidas pela FACEDI, além dos já citados, há projetos de reflorestamento por meio do qual já foram plantadas, pelo menos, 40 mil mudas de árvores no município de Itapipoca além de outros projetos realizados pela FACEDI ao longo de mais de uma década de participação em ações desenvolvidas pelo COMDEMA bem como os projetos de extensão universitária. Durante esse período, professora Norma têm sido parceira importante no diálogo entre universidade e sociedade civil.

O Projeto de Lei ficará disponível por 15 dias nas redes sociais da Prefeitura para apreciação e sugestões. Depois segue para eventuais ajustes e aprovação final na Câmara Municipal.