Colegiados dos cursos de Ciências Sociais e Pedagogia lançam nota em defesa da Sabiaguaba

21 de julho de 2020 - 14:16 # # # # #

Os colegiados dos cursos de Ciências Sociais e Pedagogia da Facedi se manifestam contrários à construção do projeto imobiliário na Área de Proteção Ambiental (APA) da Sabiaguaba, em Fortaleza. Em nota, reafirmam o interesse pela debate amplo, democrático e pela defesa da Sabiaguaba e convidam toda a comunidade à participar de Plenária Empreendimento na APA da Sabiaguaba em debate!. A plenária ocorrerá próxima sexta-feira, dia 24 de julho, a partir das 15hs, através da plataforma Google meet. Os interessados em participar da plenária deverão inscrever-se previamente. Lembrando que as vagas são limitadas.

Para inscrever-se, clique aqui.

Leia a nota na íntegra:

Nota acerca da posição da UECE no Conselho Gestor da Sabiaguaba

Em nota intitulada: “Esclarecimento da UECE sobre votação do Conselho Gestor da Sabiaguaba”, a Administração Superior, acertadamente, reabriu o debate acerca da posição expressa pela Universidade no referido Conselho e chamou uma plenária aberta para a próxima sexta-feira, dia 24 de julho. Afinal, toda a comunidade universitária foi tomada de surpresa com a votação que autorizou, com o aval de representantes da UECE, a devastação de 50 hectares de área verde, dunas, lagos e toda biodiversidade localizada no bairro da Sabiaguaba, em Fortaleza. A área em questão é fundamental para a manutenção do microclima da cidade e abriga milhares de espécies da fauna e da flora. Por outro lado, a supressão da mesma atende aos interessas da especulação imobiliária. Tal posicionamento torna-se especialmente grave em função do atual quadro de emergência climática que o mundo todo está passando. Preocupa-nos que uma decisão tão importante como essa tenha se dado sem qualquer debate com a comunidade universitária. Como reação, até agora, mais de 86 mil pessoas aderiram ao abaixo assinado: “UECE pelas dunas da Sabiaguaba”, se posicionando contra a obra. Além disso, um vídeo produzido por professores/as da UECE teve grande repercussão na mídia. A forte reação contrária à posição externada no Conselho Gestor da Sabiaguaba indica que a posição não é representativa da maioria da comunidade universitária. Portanto, defendemos o debate amplo e democrático sobre o tema, bem como, a reversão da posição da UECE no Conselho Gestor da Sabiaguaba.

Colegiado do curso de Ciências Sociais da FACEDI/UECE

Colegiado do curso de Pedagogia da FACEDI/UEC