Lançado livro com participação de professores de Ciências Sociais da FACEDI

3 de julho de 2020 - 18:06 # # # # # #

Publicado em 2019, o livro Atores políticos e dinâmicas eleitorais congrega um conjunto de estudos que debatem as eleições de 2018 e seus desdobramentos políticos tanto na esfera nacional quanto estadual. A publicação é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UECE e reúne pesquisadores de diferentes instituições do país.

Um dos organizadores da coletânea, professor doutor Emanuel Freitas, docente do curso de Ciências Sociais da FACEDI reforça: “o livro reúne estudos sobre os processos políticos que, em certa medida, produziram os resultados eleitorais de 2018, com destaque para o uso das redes sociais, o antipetismo e a entrada em cena de lideranças religiosas”.

O livro é composto por onze capítulos e oferece análises tanto sobre o processo eleitoral nacional quanto sobre especificidades das disputas eleitorais nos estados do Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará.

Professores do curso de Ciências Sociais da FACEDI, dr. Emanuel Freitas e dra. Monalisa Torres compõem o time de autores. No capítulo “Deus acima de tudo”: a performatividade religiosa como estratégia de legitimação de Bolsonaro, o “presidente cristão, Emanuel Freitas reflete sobre os aspectos religiosos presentes na campanha presidencial de Bolsonaro. Em parceria com  professor dr. Raulino Pessoa Júnior, Monalisa Torres avalia as razões da derrota de Eunício Oliveira ao senado em capítulo intitulado (O)caso do MDB nas eleições de 2018 e a derrota de Eunício Oliveira ao Senado no Ceará.

Acesse a publicação em Atores políticos e dinâmicas eleitorais