Nota do curso de Ciências Sociais sobre a situação do semestre 2019.2

15 de abril de 2020 - 16:10 # # # #

O Curso de Ciências Sociais, assim como toda a sociedade mundial encontra-se em regime de alerta e atentos aos desdobramentos da crise gerada pelo novo coronavirus, porém, neste momento, é importante manter a tranquilidade e seguir as orientações recomendadas pelas instituições e agentes de saúde responsáveis para casos de pandemia (disseminação mundial de uma nova doença, no caso, a COVID 19). A despeito das ameaças e da sensação de insegurança que muitas vezes podemos sentir, uma pandemia viral, por sua natureza, tem duração de ciclo ou ciclos, ou seja, não é permanente. Desejamos que essa situação passe o quanto antes e também o retorno às aulas presenciais, porém, cientes da imprevisão sobre os impactos do novo coronavirus, sabemos que o princípio da precaução deve prevalecer, assim, sociedade e Estado não devem medir esforços no sentido de garantir as condições básicas de sobrevivência para todas as pessoas, sobretudo aquelas do grupo de risco, as mais pauperizadas, carentes e vulneráveis.

Neste sentido, são louváveis todas as ações para garantir o isolamento social que é a arma mais importante na luta pela redução do número de casos e, portanto, de vidas perdidas. Assim, o Colegiado do Curso de Ciências Sociais corrobora com os esforços para combater a propagação do vírus e orienta a todos os que puderem, a permanecer com o mínimo de contato social até que a incidência de casos se reduza a níveis toleráveis, conforme recomendação dos órgãos competentes em nível mundial e local.

Do ponto de vista prático, no que diz respeito às disciplinas em desenvolvimento, nas reuniões do Colegiado ocorridas nos dias 30 de março e 6 de abril, ficou decidido que as disciplinas que já estavam em andamento, com 75% das aulas já realizadas, podem ser finalizadas na modalidade EaD, com a possibilidade de serem usadas também os chamados “estudos dirigidos”, permitido para até 25% das aulas. Além disso, em nota, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) informou que será dedicado um mês após o fim do período de isolamento social para a reposição de aulas no formato presencial. Professores e alunos têm completa autonomia para acordarem sobre melhor formato observando cada caso em particular.

Contudo, prezando pela qualidade do Curso e com foco sempre na busca pela melhor formação possível para as/os futuras/os licenciadas/os em Ciências Sociais, avaliamos que seria muito prejudicial a realização de disciplinas totalmente na modalidade à distância ou, no mínimo, com cerca de 80% das aulas nesse formato, dado o tempo destinado à reposição de aulas pela Administração Superior da UECE (1 mês). Portanto, decidiu-se por cancelar as seguintes disciplinas do semestre 2019.2: Fundamentos de Sociologia, Laboratório de Antropologia, Economia Política Clássica, Organização da Classe Trabalhadora e Didática Geral. Além dessas disciplinas, o Colegiado decidiu por cancelar a disciplina Estágio II – esta medida, em particular, será objeto de nota específica.

Como forma de minimizar os impactos do cancelamento de tais disciplinas, decidiu-se, entretanto, que as mesmas, a exceção da Estágio II, serão ofertadas de forma duplicada no semestre 2020.1, no período da tarde, e que serão quebradas, excepcionalmente no semestre de 2020.1, os pré-requisitos. Portanto, os/as aluno/as poderão se matricular nas disciplinas ofertadas de forma duplicada ou nas que as têm como pré-requisito.

Como forma de melhorar a comunicação e interação discente-docente, bem como, fruto da necessidade de se comunicar para fora da Universidade, o Colegiado também tomou a iniciativa de criar uma Comissão Permanente de Redes Sociais. Já foram criados dois canais de comunicação do nosso curso, as páginas no Instagram e Facebook, basta procurar por: @csociais.facedi. Convidamos a todas/os que nos acompanhem nas redes sociais e que nos ajudem a alcançar cada vez mais pessoas. Todos os dias temos novas postagens!

Esperamos que todos e todas estejam bem e protegidos/as.

Prof. Dr. André Lima Sousa (coordenador do curso)
Profa. Dra. Juliana Monteiro Gondim (vice-coordenadora)
Em nome do Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais.