Nota de repúdio à violência contra mulher

12 de março de 2019 - 15:31

A Faculdade de Educação de Itapipoca – FACEDI/Universidade Estadual do Ceará – UECE, instituição educativa responsável por boa parte da formação profissional na Microrregião, em especial de docentes, manifesta publicamente seu profundo sentimento de repúdio aos inúmeros casos de feminicídios que vêm ocorrendo no país, e que também têm dizimado vidas no Ceará.

Itapipoca presenciou mais uma brutal violência contra a mulher, reveladora de uma cultura assaz arraigada na cultura, dando mostras da persistente vulnerabilidade da mulher, expressa em tantas formas de violência que, lamentavelmente, chegou à ceifar mais uma vida.  Crimes dessa natureza revelam claramente o quanto a cultura machista ainda impera em nossa sociedade. Dados da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) apontam que, somente até fevereiro do corrente ano, já foram registrados 126 casos de mulheres assassinadas por este motivo no Brasil, além de 67 casos de tentativas de feminicídio (ocorridos em mais de 90 cidades em 21 estados do País).

Como forma de abominar radicalmente esse tipo de atitude em relação às mulheres, a FACEDI/UECE realça a importância da educação das pessoas – homens e mulheres – fundada em princípios éticos, visando transformar a sociedade no caminho da erradicação do machismo, que tenta silenciar, reprimir, machucar e exterminar a vida das mulheres, que precisam ser livres e felizes.

 

A FACEDI/UECE demonstra grande pesar e se solidariza com familiares e amigas(os) desta e de tantas outras vítimas do feminicídio.