Publicado e-book Educação Inclusiva em Diálogos: tessituras sobre formação e experiências docentes

1 de novembro de 2022 - 17:58

Foi publicado pela Editora da Uece (EdUECE), na Coleção Práticas Educativas, o e-book  intitulado Educação Inclusiva em Diálogos: tessituras sobre formação e experiências docentes, organizado pelas professoras Giovana Maria Belém Falcão (Uece), Aurea Lucia Cruz dos Santos (ABPEE) e Andréia Matias Fernandes (Urca).

O livro é resultado de um trabalho coletivo, sendo tecido nas experiências e nos diálogos que foram gestados em tempos mais longínquos, resultante dos estudos e discussões sobre a Educação Especial na perspectiva inclusiva. Tais reflexões iniciaram em 2018, quando foi proposto na Uece um projeto de extensão universitária com foco na formação para a inclusão de professores da sala comum do município de Iguatu, pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli). As vivências nesse projeto, mostraram a necessidade de levar as discussões sobre Educação Inclusiva para outros espaços, surgindo, portanto, o livro publicado.

A obra apresenta 14 artigos, divididos em três seções – Formação de Professores na Perspectiva Inclusiva; Educação Inclusiva e Experiências Docentes; e Olhares sobre a Inclusão na Educação Superior.

Entre os artigos/capítulos, estão:

“Lerei pra você: a construção de um projeto cidadão”, de autoria de Marisa Ferreira Aderaldo (assessora de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência da Uece) e Renata Rosa Russo Pinheiro Costa Ribeiro, em que apresenta um Projeto de Extensão que se insere nas boas práticas e nas ações afirmativas da Uece, no escopo de atuação da Assessoria de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência da Uece. O Projeto Lerei Pra Você tem como foco estudantes PcDV (cegos e baixa visão) com vistas a promover condições de acessibilidade visual, na perspectiva de auxiliar em sua permanência e garantir a terminalidade em seus respectivos cursos, por meio da ferramenta assistiva denominada Audiodescrição (AD). O texto sensibiliza para a relevância quanto ao uso de ferramentas assistivas para o fortalecimento das capacidades de cada estudante no processo de aprendizagem.

“Olhares sobre a inclusão na educação superior”, que tem por autoras Tarcileide Maria Costa Bezerra e Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães. O texto é um recorte de um estudo de caso oriundo de uma pesquisa de doutorado e descreve os desafios de uma experiência docente junto a estudantes com deficiência da Uece, a partir da narrativa de uma professora do curso de Letras.

“Formação para a Educação Especial na perspectiva inclusiva: aprendendo e compartilhando saberes nos cursos na educação superior”, o qual tem por autoras Renata Rosa Russo Pinheiro Costa Ribeiro, Grace Kelly Monteiro da Silva e Lyanna Lourdes Lima Leal. O estudo objetiva compreender a formação de alunos do curso de especialização em Educação Inclusiva da Uece, considerando os saberes constituídos durante o percurso formativo no referido curso. O capítulo aponta que o curso analisado propõe uma formação fundada em princípios inclusivos, consolidada nos conhecimentos crítico-reflexivos, dialogando com a realidade das escolas.

“Educação Inclusiva e formação de professores: mapeamento dos projetos de extensão da Uece/Fecli no período de 2016 a 2020”, escrito por Môngolla Keyla Freitas de Abreu, Aurea Lucia Cruz dos Santos e Giovana Maria Belém Falcão. O texto reflete sobre os projetos de extensão da Uece/Fecli que estiveram voltados para a educação inclusiva e formação de professores no período de 2016 a 2020. O estudo evidencia que os projetos vivenciados na Fecli têm mobilizado estudantes e professores a continuarem na busca por uma educação mais inclusiva.

Você pode baixar o livro aqui.