Docente da Uece é eleito membro titular da Academia Cearense de Letras

14 de junho de 2022 - 12:10

 

O professor do curso de Medicina da Uece e escritor, Marcelo Gurgel, foi eleito Membro Titular da Academia Cearense de Letras (ACL), ocupando a cadeira 25, que anteriormente pertenceu ao poeta Pedro Henrique Saraiva Leão, cujo patrono é Manuel de Oliveira Paiva, autor da obra Dona Guidinha do Poço.

Para o docente, tornar-se membro titular da ACL representa o “coroamento de uma carreira literária”. Professor Marcelo Gurgel tem 20 anos de produção literária. “Em 2013 lancei o meu primeiro livro literário. Hoje conto com 116 livros publicados, sendo que mais de 60 são literários, entre crônicas, contos, memórias/biografias, um romance premiado e uma peça de teatro, também premiada”, revela o escritor.

A Academia Cearense de Letras é a entidade literária máxima do Ceará. É a mais antiga das Academias de Letras existentes no Brasil, fundada em 1894, três anos antes da Academia Brasileira de Letras.

A ACL possui 40 cadeiras, sendo preenchidas, em sua maioria, por membros vinculados a instituições de ensino superior. Atualmente, a Uece conta com a representação do professor Carlos Augusto Viana, além de outros docentes aposentados. “Este é um reconhecimento não apenas pessoal, mas também institucional”, conclui o professor Marcelo Gurgel.